
Torça pelo Brasil com saúde: atualize sua carteira de vacinação antes dos jogos
Secretaria de Saúde vai atender neste sábado (13), dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa

Pesquisa analisou dados alimentares de mais de 1,5 milhão de adultos por cerca de 18 anos

Você bebe muito refrigerante ou outras bebidas com açúcar? Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer e publicado no JAMA Network Open pode lhe dar um motivo para reduzir o consumo.
Bebidas adoçadas artificialmente e bebidas adoçadas com açúcar são amplamente consumidas em todo o mundo e têm sido associadas a distúrbios metabólicos, incluindo obesidade e diabetes tipo 2, que são fatores de risco estabelecidos para o câncer de fígado.
Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram dados alimentares de mais de 1,5 milhão de adultos em 11 estudos de longo prazo. O objetivo era descobrir se o consumo de bebidas adoçadas com açúcar ou adoçadas artificialmente estava associado ao risco de câncer de fígado.
Os participantes foram acompanhados por meio de registros estaduais de câncer ou pesquisas de saúde por cerca de 18 anos e preencheram questionários de frequência alimentar.
O resultado mostrou que beber ao menos uma bebida com açúcar por dia já é associado a um risco maior de ter dois subtipos principais de câncer de fígado: carcinoma hepatocelular (CHC) e colangiocarcinoma intra-hepático (CCI). No final do estudo, foram identificados 2.811 casos incidentes de câncer de fígado, incluindo 1.699 casos de CHC e 444 casos de CCI.
Em contrapartida, o consumo de bebidas adoçadas artificialmente não foi associado ao câncer de fígado em geral, nem a nenhum dos subtipos.
O estudo, embora não prove que bebidas com açúcar causem câncer, mostra um crescente conjunto de evidências que associam esse tipo de bebida a efeitos adversos à saúde a longo prazo. Os autores disseram que as evidências prospectivas que examinam o consumo de bebidas e os subtipos de câncer de fígado ainda são limitadas.
BS20260611135930.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2026/06/11/bebidas-com-acucar-podem-aumentar-o-risco-para-dois-tipos-de-cancer-de-figado-mostra-estudo-entenda.ghtml

Secretaria de Saúde vai atender neste sábado (13), dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa

HCB acompanha pacientes do diagnóstico até a reabilitação, envolvendo uma equipe multiprofissional que também cuida de quem está ao lado do leito

Homem de 64 anos esteve recentemente em Uganda, na África Oriental, e será transferido para Porto Alegre enquanto a Fiocruz realiza exames específicos; contatos serão monitorados por 30 dias

Aferição regular ajuda em controle da hipertensão e prevenção de doenças cardiovasculares
