
Imposto de Renda: Receita paga hoje lote residual da restituição
Cerca de 249 mil contribuintes recebem R$ 602,96 milhões

Empresas investem em campanhas publicitárias para adiantar decisões de compra e focam no modelo 16e, lançado no início deste ano, como opção mais econômica para os consumidores
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/A/b/dSTvSvTgmrnDAYz50CpA/iphone-16e.jpg)
O iPhone lidera a lista de apostas de operadoras de telefonia neste fim de ano, a poucas semanas da Black Friday. As empresas já antecipam promoções para vender smartphones da Apple, que acabou de lançar sua mais nova versão: o iPhone 17.
A TIM escalou o ator Cauã Reymond para se juntar às cantoras Ivete Sangalo e Iza para anunciar descontos que chegam a quase 70% nos modelos da Apple.
O segmento de smartphones é um dos mais buscados pelos consumidores nesta temporada de compras de fim de ano, aponta a consultoria Neotrust. Segundo a consultoria, os celulares devem responder por 9,4% dos R$ 11 bilhões em gastos esperados somente entre os dias 26 e 28 de novembro, quando o comércio realiza a Black Friday.
No acumulado dos três primeiros trimestres de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas da categoria de smartphones apresentou um crescimento de 3,8% no faturamento, totalizando R$ 21,25 bilhões. Para especialistas, a data pode ajudar o segmento a registrar maiores vendas.
— Em 2024, detectamos um crescimento de vendas expressivo logo na primeira semana do mês de novembro. Acreditamos que, em 2025, a tendência vai se consolidar. No entanto, observamos que, quando se trata de categorias com custo médio mais alto, o consumidor prefere aguardar a Black Week — diz Léo Homrich Bicalho, head de Negócios da Neotrust.
Segundo Fábio Avellar, vice-presidente de Receitas da TIM, o consumidor vem cada vez mais aproveita a Black Friday para trocar de celular. Por isso, diz ele, a estratégia foi aumentar o volume de promoções para a data. Na TV, o ator Cauã Raymond foi escalado para peças de publicidade.
Avellar cita o iPhone 16e, com 256GB, que passará de R$ 6.599 para R$ 1.999 para os clientes que contratarem um de seus planos pós-pagos, como o Black Família com Apple One, com quatro linhas e preços a partir de R$ 304,99 por mês.
O iPhone 16e, lançado no início deste ano com tela de 6,1 polegadas, é, segundo as empresas, o modelo mais vendido da Apple no Brasil. O aparelho é a versão mais econômica da companhia, mas conta com recursos presentes nas linhas regular e premium, como o Apple Intelligence — o sistema de inteligência artificial da companhia, que tem o ChatGPT integrado — e câmera traseira com resolução de 48MP.
— Queremos ter o iPhone mais barato do Brasil nesta Black Friday. Estamos acelerando a venda de produtos, pois hoje somos uma empresa de tecnologia — diz Avellar, lembrando que a TIM é a única operadora na América Latina a oferecer os serviços de streaming da Apple combinados em seus planos.
Além do 16e, a TIM aposta em descontos em outros modelos, como o 14, 15 e 16. O iPhone 14, com 256GB, caiu 67%, de R$ 7.799 para R$ 2.499. O iPhone 16, com 256GB, está pela metade do preço: passou de R$ 8.599 para R$ 4.199. Em geral, as promoções ainda não envolvem os iPhones 17, lançados em outubro deste ano pela Apple.
A Vivo, por sua vez, também está jogando suas fichas na venda de aparelhos como os da Apple. A companhia dá um desconto de 45% no 16e, de 256GB, que sai por R$ 3.599 no plano Vivo Total Família, a partir de R$ 260 por mês, com duas linhas. Na loja da Apple, o valor é de R$ 6.599. O iPhone 14, com 256GB, teve redução de 30%, para R$ 2.999, em relação aos R$ 4.200 em lojas de varejo.
A Vivo lança ainda a campanha “Esquenta Purple Friday”, que tem parcelamento em até 21 vezes sem juros e frete grátis.
Segundo a operadora, na compra de qualquer modelo de iPhone a partir da família 14 — incluindo o Pro, Pro Max e 16e — o cliente pode levar AirPods 4 ou Apple Watch SE 2ª geração com descontos de até 40%. É o caso dos AirPods 4, que passaram de R$ 1.499 para R$ 899. O Apple Watch SE 2ª geração, de 44mm, estará 29% mais barato, passando de R$ 2.799 para R$ 1.999.
A Claro, em seu esquenta de pré-temporada, anuncia o iPhone Air, de 256GB, por R$ 8.599 no plano Claro Pós de 300GB, a partir de R$ 319,90. No site da Apple, o mesmo modelo sai a R$ 10.499 — um desconto de 18%.
Na iPlace, os modelos também estão com oferta, com descontos de até 38%. É o caso do 16e, de 256GB, que passou de R$ 6.599 para R$ 4.099. O iPhone 15, de 128GB, tem desconto de 34%, de R$ 6.499 para R$ 4.299.
BS20251031105048.1 – https://extra.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2025/10/black-friday-antecipada-operadoras-de-telefonia-dao-descontos-de-ate-70percent-no-iphone.ghtml

Cerca de 249 mil contribuintes recebem R$ 602,96 milhões

O governo afirma que essa alteração vai aperfeiçoar a legislação para garantir que a promoção de equidade e justiça fiscal seja permanente

Decisão será no dia 29 de novembro, no estádio Monumental de Lima

Medida ocorre depois de ação policial com mais de 120 mortes
