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Consumidores devem redobrar cautela ao comprar on-line, especialmente de empresas desconhecidas
Após se estabelecer no Brasil como uma data referência em compras e promoções, a dinâmica da Black Friday mudou. Agora, setores fora do comércio tradicional também divulgam as promoções, principalmente on-line. É possível encontrar promoções de cursos, mentorias, produtos digitais, entre milhares de possibilidades.
As promoções se estendem por todo mês de novembro e, por vezes, em datas específicas nos diferentes setores, não somente na tradicional última sexta-feira de novembro. Pessoas físicas e o comércio informal também anunciam promoções e, diante deste cenário, o Procon-DF orienta os consumidores a redobrar a atenção durante as compras.
– Monitore os preços. Observe o preço médio do produto antes das promoções para se certificar de que o desconto é verdadeiro. O anúncio deve indicar o preço anterior, o desconto real e o prazo de validade da promoção;
– A publicidade deve ser clara e verdadeira. Guarde o folheto ou a imagem da tela do computador com a demonstração do produto, valor, e também com informação do link, nome da loja, data e hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível verificar se a oferta realmente foi cumprida;
– Avalie o seu orçamento e não se iluda com a “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, tudo bem. Haverá outra oportunidade em breve;
– Promoção não elimina garantia. Mesmo em liquidação, o produto tem garantia legal de 90 dias (duráveis) ou 30 dias (não duráveis);
– Guarde a nota fiscal e os comprovantes da compra. Desta forma, você se protege em eventuais problemas com o produto;
– Evite o comércio informal e fuja da pirataria. Lojas informais são mais difíceis de rastrear caso tenha problemas com a compra e produtos ilegais não passam por controle de segurança, podendo causar prejuízos ao consumidor.
– Confira se o site é verdadeiro. Verifique o CNPJ da empresa, endereço físico e selos de segurança do site (“https://” e cadeado). Sites falsos costumam ter erros de digitação ou domínios genéricos;
– Verifique se a loja on-line tem um SAC (serviço de Atendimento ao Consumidor). Caso precise tirar dúvidas ou reclamar, é importante saber este contato;
– Leia as avaliações de outros consumidores. Pesquise sobre a loja no google, no Procon, e em sites como o “Reclame Aqui”;
– Desconfie de pagamento só via Pix ou boleto. Dê preferência a meios com rastreabilidade e possibilidade de cancelamento;
– Desconfie de preços muito baixos, eles são um forte indício de fraude;
– O consumidor tem direito de arrependimento em compras on-line. Em até sete dias após o recebimento do produto, o consumidor pode desistir da compra, sem a necessidade de justificativa;
– O fornecedor é responsável por cumprir o prazo de entrega prometido. Se atrasar, você pode exigir cumprimento, outro produto equivalente ou cancelar o pedido sem custo.
O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas nas compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atrasos na entrega, entre outros, registre queixa nos dos postos de atendimento do Procon ou on-line ou pelo site do Procon.
*Com informações do Procon-DF

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