
Banco Central muda regras para acabar com contas bancárias fraudulentas
Cronograma de transição vai até dezembro de 2027

Ex-presidente havia se recusado a mostrar o equipamento na sexta-feira
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) exibiu pela primeira vez, nesta segunda-feira, a tornozeleira eletrônica que passou a usar após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante uma visita ao Congresso Nacional, ele posou ao lado de apoiadores, entre eles os deputados federais Maurício do Vôlei (PL-MG) e André Fernandes (PL-CE), com o equipamento de monitoramento à mostra.
As imagens foram divulgadas nas redes sociais dos parlamentares, que classificaram a medida cautelar imposta pelo STF como a maior “injustiça” já cometida no país. O gesto foi celebrado entre aliados e interpretado como uma tentativa de transformar a restrição judicial em símbolo político.
“Prenderam um homem honesto, enquanto um criminoso governa o país”, disse Fernandes nas redes sociais. Apesar da declaração, Bolsonaro está sob medida cautelar e não preso.
Até hoje, Bolsonaro havia se recusado a mostrar publicamente a tornozeleira. Na última sexta-feira, ao participar de entrevistas e coletivas de imprensa, o ex-presidente afirmou que não pretendia exibir o equipamento por considerá-lo motivo de constrangimento.
— Não vou mostrar porque é uma humilhação — declarou, na ocasião.
A decisão de exibir a tornozeleira marca uma mudança na estratégia. Aliados usam a imagem como uma forma de reforçar a narrativa de perseguição e mobilizar sua base eleitoral.
A ida de Bolsonaro ao Congresso tinha como objetivo participar de uma coletiva de imprensa organizada por deputados da oposição, em sua defesa. No entanto, Bolsonaro desistiu de discursar após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes que proibiu a veiculação de suas entrevistas e declarações nas redes sociais. O receio entre aliados é de que trechos fossem posteriormente divulgados na internet e levassem a uma eventual ordem de prisão.
BS20250721232006.1 – https://extra.globo.com/politica/noticia/2025/07/bolsonaro-exibe-tornozeleira-eletronica-ao-lado-de-aliados-no-congresso.ghtml

Cronograma de transição vai até dezembro de 2027

Processos seletivos contemplam áreas médicas especializadas e engenharia hospitalar; inscrições estão abertas

Beatriz Munhos foi baleada na cabeça após reagir a um assalto na Zona Leste de São Paulo

Áudios mostram representante da clínica dando instruções frias sobre como sequestrar a mulher
