ESPORTES
Botafogo dispara com 78% de chances de título brasileiro
7 de novembro, 2024 / Por: RedaçãoCorinthians chega a 96% de possibilidades de permanência na Série A em 2025
A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi extremamente positiva para o Botafogo, que venceu o clássico diante do Vasco, no Rio, e viu o vice-líder Palmeiras perder a sua disputa local para o Corinthians , na capital paulista. Com seis pontos de vantagem e apenas mais seis jogos pela frente, o Alvinegro carioca foi a 78,48% de chances de título; estava com 59,41% na última semana. A situação é bem melhor que na temporada passada quando, após 32 rodadas, a equipe carioca tinha 39,46% de possibilidades de ser campeão e pontuação igual ao Palmeiras, que acabaria com a taça em 2023.
Se o rendimento alvinegro em pontos e em campo é bem mais regular no Brasileirão 2024, a tendência é de melhorar ainda mais na 33ª rodada, já que o adversário é o Cuiabá, no Nilton Santos. O Dourado tem poucas chances de permanecer na Série A para o ano que vem – está só com 2,65% – e já não vence há três partidas.
Apesar da derrota no Dérbi, o Palmeiras segue como principal perseguidor do Botafogo na disputa pelo título e o desejado tricampeonato consecutivo. As projeções de conquista alviverde são de 17,64%. Os comandados de Abel Ferreira já voltam a campo nesta sexta-feira e recebem o Grêmio, no Allianz Parque. A vitória é obrigatória para seguir almejando a taça do Campeonato Brasileiro.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.498 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol consolidada internacionalmente.
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos.