Final de semana terá pancadas de chuva em grande parte do país
Temperaturas devem ficar elevadas podendo ultrapassar 30 graus
O objetivo é estabelecer medidas de cooperação para o combate ao delito O Brasil assinou, nesta quinta-feira (22), a Declaração de Copenhague e aderiu à iniciativa transnacional contra o crime organizado na indústria pesqueira chamada Blue Justice. O objetivo é estabelecer a cooperação entre países para identificar as medidas necessárias ao enfrentamento a esse tipo …
Continue reading “Brasil adere à iniciativa internacional contra crimes na indústria pesqueira”
O objetivo é estabelecer medidas de cooperação para o combate ao delito
O Brasil assinou, nesta quinta-feira (22), a Declaração de Copenhague e aderiu à iniciativa transnacional contra o crime organizado na indústria pesqueira chamada Blue Justice. O objetivo é estabelecer a cooperação entre países para identificar as medidas necessárias ao enfrentamento a esse tipo de crime em escala internacional.
O documento foi assinado pelo secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior – Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O projeto é uma iniciativa do governo da Noruega e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Em um evento on-line, a adesão do Brasil, ao lado de mais de 30 países, foi firmada pelo secretário de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior. Além do Brasil, 33 países são signatários da Declaração de Copenhague.
O crime organizado na indústria pesqueira inclui atividades como a pesca ilegal, corrupção, fraude fiscal e a lavagem de dinheiro, entre outros.
O secretário Jorge Seif Júnior detalhou que o Brasil tem o maior litoral do Oceano Atlântico Sul, com um total de 8,5 mil quilômetros de extensão, e importância social e econômica para o país na atividade pesqueira, navegação, produção de gás e petróleo e turismo.
Diante dessa realidade, o Brasil vê a importância fundamental de aderir a esse esforço global de combate a crimes diretamente ligados à pesca, afirmou Jorge Seif. “Nós, gestores e tomadores de decisão, devemos empregar as melhores práticas de governança e gestão da pesca. Práticas inteligentes, estratégicas, coordenadas e baseadas em evidências científicas e informações qualificadas.”
O secretário informou que o Brasil tem se empenhado na modernização da proteção das costas com a ampliação do sistema de rastreamento de embarcações e de combate a fraudes na atividade pesqueira.
A Declaração de Copenhagem registra que o crime organizado na indústria pesqueira “tem um impacto sério na economia, distorce os mercados, prejudica o meio ambiente e prejudica os direitos humanos”.
De acordo com o documento, os criminosos procuram as regiões mais vulneráveis do mundo para praticar as atividades, geralmente estados com recursos limitados para prevenir e combater o crime organizado. E que, portanto, um elemento importante do Blue Justice é apoiar os países em desenvolvimento na implementação de medidas para deter e combater o crime organizado transnacional da pesca.
“Estamos convencidos de que há necessidade de cooperação internacional e que os países em desenvolvimento são particularmente afetados”, registra a declaração.
A Blue Justice contribui para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, particularmente em relação ao que se trata de “Vida na água” e “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.
Temperaturas devem ficar elevadas podendo ultrapassar 30 graus
Dezoito toneladas de materiais diversos foram recolhidas
Efetivo permanecerá nos dois estados por mais 90 dias
Cidade registra dezenas de carros atingidos e situação de alerta