São Paulo e Palmeirassão os únicos clubes com avião na Série A
Ter a aeronave própria também é privilégio de alguns clubes europeus, como Real Madrid
Time liderado por Ramon Menezes tenta manter hegemonia e tem argentina de Mascherano como principal adversária Começou ontem a 14ª edição do Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23, que teve início em 1960. Liderada por Ramon Menezes, a Seleção Brasileira é a maior campeã do torneio – com sete títulos – e tenta manter hegemonia contra a Argentina, …
Time liderado por Ramon Menezes tenta manter hegemonia e tem argentina de Mascherano como principal adversária
Começou ontem a 14ª edição do Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23, que teve início em 1960. Liderada por Ramon Menezes, a Seleção Brasileira é a maior campeã do torneio – com sete títulos – e tenta manter hegemonia contra a Argentina, comandada pelo técnico Javier Mascherano, atual detentora do título.
Os argentinos, hoje com cinco títulos, podem alcançar um tricampeonato inédito para a história da equipe e ficar a apenas um título de empatar com o número de conquistas da Seleção Brasileira.
Contando com promessas do futebol brasileiro como Endrick, John Kennedy e Matheus Nascimento, a amarelinha vai enfrentar a Bolívia na terça-feira. A competição ocorre na Venezuela até 11 de fevereiro.
Já a Seleção Argentina tem à disposição notáveis talentos, incluindo a revelação Claudio Echeverri, do River Plate, e Federico Redondo, dos Argentinos Juniors.
Em 1968, durante o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23, a seleção brasileira foi dirigida pelo técnico Mário Zagallo e conquistou pela primeira vez o título do Pré-Olímpico Sub-23 de futebol. A Seleção Colombiana ficou na vice colocação. Os jogadores se classificaram para os Jogos, que ocorreram no México.
Três anos depois, o cenário se repetiu: Brasil campeão e Colômbia em segundo lugar. Roberto Dinamite compunha a escalação. Foi também na competição em que Zico jogou com a Seleção Brasileira pela primeira vez, no jogo Brasil 2×1 Bolívia. A seleção, que também contava com nomes como Falcão e Rubens Galaxe, venceu o campeonato de maneira invicta e se classificou para as Olimpíadas de Munique, Alemanha, em 1972.
Já em 1976, o Brasil conquistou o terceiro título do Pré-Olímpico Sub-23, embalado pela boa fase do atacante Cláudio Adão. O Uruguai ficou na segunda colocação. Liderada pelo técnico Cláudio Coutinho, a amarelinha, entre empates amargos e vitórias contidas, sem muitos gols de diferença, conseguiu levantar a taça mais uma vez e se tornou a primeira seleção a ser tricampeã do torneio. Dali, foram direto para Montreal, no Canadá.
Na competição realizada em 1984, seleção brasileira foi treinada por Jair Picerni e alcançou o quarto título na competição. Com a vitória, o Brasil se classificou para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, após ficar ausente de Moscou, em 1980. O time, que contava com Mauro Galvão, Ademir e Dunga, conquistou a primeira medalha de prata da Seleção.
A seleção brasileira, sob liderança de Carlos Alberto Silva, teve um desempenho modesto nas classificatórias para os Jogos Olímpicos de Seul-1988. Apesar de conquistar o título, os brasileiros não tiveram um desempenho destacado, registrando apenas uma vitória na fase inicial. Na etapa final, o Brasil se beneficiou de uma derrota da Argentina na última rodada frente à Colômbia. A escalação tinha nomes como Taffarel, Careca, Romário e Bebeto. Na Coréia do Sul, eles também voltaram com a prata.
Zagallo, mais uma vez, foi o técnico da amarelinha na conquista do Pré-Olímpico, que garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996. Mesmo atuando na Argentina, os brasileiros superaram os anfitriões no critério de saldo de gols. Ambas equipes encerraram a fase final com sete pontos, mas o Brasil finalizou com um saldo de sete, em comparação aos quatro da equipe argentina. Esse time contou com Dida, Ronaldo e Roberto Carlos.
Treinada por Vanderlei Luxemburgo, o Brasil conquistou seu último título no Pré-Olímpico Sub-23 em 2000, disputado em Londrina, no Paran. O time contava com Ronaldinho Gaúcho, Denilson, Mancini e Fábio Aurélio. Com o apoio da torcida, o Brasil confirmou o favoritismo e de forma invicta garantiu o título e a vaga em Sydney 2000.
Das 299 partidas disputadas em Jogos Olímpicos, a seleção canarinho venceu 184, empatou 63 e perdeu 52. O saldo de gols do Brasil chega a 398 positivos.
Em disputa no torneio, estão duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na fase inicial, o time do Brasil integra o Grupo A, onde terá confrontos com as seleções da Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador.
Ao todo, dez seleções estão divididas em dois grupos de cinco equipes cada. O sistema será todos contra todos por pontos, em uma única rodada de jogos. As equipes mais bem classificadas de cada grupo avançam para uma fase de quadrangular final, disputada em formato de pontos corridos em turno único. Os dois primeiros colocados desse quadrangular garantem vaga em Paris.
Entre os anos de 2007 e 2015, o Pré-Olímpico Sul-Americano de Futebol não foi realizado, uma vez que foi substituído pelo Campeonato Sul-Americano Sub-20 como o meio de qualificação para os Jogos Olímpicos. A competição retornou em 2020.
Legenda da foto: Seleção brasileira sub-23 vai enfrentar a Bolívia na terça-feira
Ter a aeronave própria também é privilégio de alguns clubes europeus, como Real Madrid
Atacante holandês pagará uma multa de R$ 54 mil e está proibido de dirigir no Principado por dois anos
Autoridades locais acreditam no envolvimento do narcotráfico na violência
A viagem para assistir ao duelo entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles foi confirmada pelo Serviço Secreto dos EUA