Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

Brasileiro de ginástica, que começa nesta terça-feira, aproxima Rebeca de atletas do infantil

17 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Estrela da modalidade que mais sucesso fez nos Jogos Olímpicos de Paris está confirmada no evento pelo Flamengo

Brasileiro de ginástica, que começa nesta terça-feira, aproxima Rebeca de atletas do infantil
A ginasta brasileira Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro na final do solo. Foto: Alexandre Loureiro / COB.

Rebeca Andrade, que nos Jogos Olímpicos de Paris conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro no solo, vai competir em território nacional. Competindo pelo Flamengo, ela é a estrela do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que será realizado em João Pessoa, no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, no bairro Cristo Redentor.

O evento começa hoje e se estenderá até domingo. A entrada é gratuita, mas com necessidade de retirar ingresso para sexta, sábado e domingo via plataforma digital. Em menos de uma hora, todos os tickets se esgotaram.

O Sportv transmite as disputas do fim de semana. A TV CBG (dias 17 e 18) e o Canal Olímpico (20, 21 e 22) também exibem o evento.

Hoje e amanhã, com as disputas do infantil, a entrada será livre. A competição classificatória da categoria adulta masculina começa na sexta-feira, às 13h. Já a classificatória adulta feminina terá início no sábado, às 8h.

Esse será o primeiro evento nacional da ginástica artística no Brasil após o sucesso da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Além de Rebeca, a competição contará com Julia Soares e Lorrane Oliveira, que em Paris foram medalha de bronze em equipe, Arthur Nory, também bronze na Rio-2026 (solo), Caio Souza e Diogo Soares, ambos finalistas olímpicos.

Segundo o Flamengo, Flávia Saraiva, recém-operada do ombro direito, e Jade, “para preservação de sua preparação física”, não disputarão o torneio, mas estarão no ginásio com o atleta do clube.

Essa é a principal competição nacional da ginástica artística, que premiará os melhores do individual geral, das disputas por aparelhos e também as equipes. O formato da competição é diferente se comparado ao Troféu Brasil, uma competição por aparelhos.

Na categoria adulta, estarão em ação 90 atletas, e um total de 13 clubes, entre eles Flamengo, Pinheiros, Grêmio Náutico União e CEGIN (forças do feminino) e Minas Tênis Clube, Pinheiros (forças no masculino).

Ídolos por perto

Segundo Henrique Motta, diretor esportivo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a proposta da entidade era levar o torneio para fora do eixo-Rio -São Paulo, para o Nordeste.

– Nosso calendário passa pelas cinco regiões do país porque é isso que queremos, levar a ginástica ao maior número de pessoas possíveis, levar nossas estrelas para popularizar cada vez mais a ginástica. Estar em mais regiões significa criar novas oportunidades. Por isso temos um calendário alinhado entre clubes e seleção para que isso seja possível. – explicou Motta, que brinca sobre o sucesso da modalidade: – Vamos precisar fazer competições em estádios de futebol.

Motta observa que, além do olhar para o desenvolvimento da modalidade, a entidade tem priorizado competições em que o adulto compete junto com o infantil:

–Ver nossas estrelas de perto é um estímulo para meninos e meninas, que podem se enxergar nos mesmos lugares. E isso também facilita a logística e o investimento dos clubes – comenta.

Lorena dos Santos Silva, de 10 anos, está empolgada com o fato de que vai ver Rebeca de perto. Disse que nem acreditava que isso poderia acontecer:

– Nossa, ela me inspira muito, eu sou apaixonada pela ginástica e quero continuar fazendo isso até eu não poder mais. E é importante para mim porque quero chegar lá na frente e poder contar a minha história, tudo. Também quero ser uma ginasta importante e que inspira que nem a Rebeca – falou a ginasta do Centro Olímpico, de São Paulo, que vai competir em todos os aparelhos. – Eu estou muito animada de poder vê-la de perto. Nem imaginei que poderia estar aqui.

Esse também foi o entendimento de Helena Dias Zanoni, de 12 anos, do Jurerê Sport Center, quando perguntada sobre competir ao lado de Rebeca. Ela falou que considera importante ver a melhor ginasta do Brasil bem do perto:

– Participar do campeonato em que a Rebeca estará é muito gratificante… É importante porque aqui eu vejo a concentração dela, as posturas dela, os exercícios dela para quando for a minha vez eu falar: “Eu estar pronta para dar o meu melhor” – comentou a ginasta que também vai se apresentar em todos os aparelhos.

Adriana Alves, coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina, considera que o momento não poderia ser mais propício para a realização deste Brasileiro. E avalia que o formato escolhido para o cronograma do evento, que se inaugura com disputas da categoria infantil, foi um grande acerto.

– Isso será muito interessante. Temos uma geração completamente inspirada e empolgada com esse fenômeno que é Rebeca Andrade. Ao mesmo tempo, sentimos esse orgulho gigante pela conquista dessa medalha olímpica na disputa por equipes, que nossas ginastas brilhantemente alcançaram. Há pouco tempo, isso era apenas um sonho. Nossas ginastas transformaram isso em realidade.


BS20240917100016.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/09/17/brasileiro-de-ginastica-que-comeca-nesta-terca-feira-aproxima-rebeca-de-atletas-do-infantil.ghtml