
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Recorede de estiagem é batido nesta sexta-feira, com 164 dias sem chuvas na capital
Distrito Federal completa, nesta sexta-feira (4), 164 dias sem chuva, ultrapassando a marca de pior seca da história, registrada em 1963, quando a estiagem no Distrito Federal chegou a 163 dias. Para que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as considerem, as precipitações precisam acontecer nas áreas das estações meteorológicas — o que não ocorreu com as chuvas isoladas do último dia 28 de setembro. Por isso, oficialmente, a estação meteorológica do Plano Piloto não registra precipitação há mais de cinco meses. Especialistas em meio ambiente e mudanças climáticas alertam que a situação atual é ainda mais crítica do que a vivida em 1963.
Em 2024, a umidade relativa do ar ficou quase 9 pontos percentuais mais baixa em relação à estiagem de 1963. Outros índices de destaque estão relacionados aos picos de calor: neste ano, a cada três dias, dois tiveram temperaturas máximas mais elevadas. O resultado desse tempo mais seco e mais quente ajudou a propagar mais queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o DF registrou, este ano, um dos setembros mais incendiários da história, com cerca de 3 mil focos de queimadas.
Na Floresta Nacional, por exemplo, o fogo queimou quase metade da área de preservação. Uma das maiores preocupações dos brigadistas era preservar as nascentes de água. Estão na Floresta Nacional algumas das nascentes que abastecem o sistema do Descoberto, responsável por cerca de 60% do fornecimento de água de Brasília.
A comparação definitiva entre a seca de 1963 e a deste ano está nas proporções do Distrito Federal. Segundo o IBGE, há seis décadas, eram apenas 142 mil pessoas vivendo na recém inaugurada capital. Atualmente, o DF tem quase 3 milhões de habitantes e é cercado por um Centro-Oeste brasileiro cada vez mais quente, árido e populoso.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
