
Fercal celebra 69 anos nesta quinta (11) com programação cultural de três dias
Com status de Região Administrativa desde 2012, a cidade de origem operária carrega história de lutas e transformação
Serão quatro dias de festa, com desfile náutico, procissão, atrações religiosas e shows
Festividade religiosa encontra no DF um grande público de fiéis que reverenciam Nossa Senhora de Nazaré | Foto: Divulgação/Setur-DF
Brasília está se preparando para viver, entre esta quinta (11) e domingo (14), a 52ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé e cultura brasileiras. Realizada pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul, a festa nasceu em 1974, a partir da devoção de famílias paraenses que, impossibilitadas de viajar a Belém (PA), decidiram recriar, na capital federal, a procissão dedicada à Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF).
O Círio de Brasília cresceu e se consolidou como patrimônio cultural, turístico e religioso da cidade, reunindo milhares de devotos do Plano Piloto, das regiões administrativas e do Entorno. Neste ano, a festa traz como tema “Bem-aventurada Virgem Maria, porta do céu”, e terá uma programação que combina rituais religiosos, manifestações culturais e a tradicional gastronomia paraense.
Além das missas e do tríduo preparatório, estão previstos a procissão náutica, o passeio motociclístico, apresentações musicais e a quermesse, com pratos típicos como pato no tucupi, tacacá, maniçoba, vatapá e açaí. Também haverá uma exposição dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré. São 26 peças que cobriram a imagem nas edições anteriores e que podem ser apreciadas pelo público presente.
“O Círio de Nazaré em Brasília é um momento de encontro profundo entre fé e cultura; é a forma que os paraenses encontraram de manter viva sua devoção à Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, e que hoje emociona e une pessoas de todas as regiões do Distrito Federal”Padre Roberto Rambo
“Eventos como o Círio de Nazaré fortalecem o turismo religioso e ampliam a visibilidade cultural de Brasília”, avalia o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “Além de movimentar a economia local, eles reafirmam o papel da cidade como um espaço de encontro, fé e acolhimento. É uma tradição que emociona e atrai visitantes de várias regiões, consolidando Brasília como destino plural e vibrante.”
O ponto alto da programação será no domingo, às 16h30, com a missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Roberto Rambo, seguida da tradicional Procissão do Círio. Durante a caminhada, os fiéis seguem em oração com velas acesas e seguram a corda que envolve a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, adornada com um manto especialmente confeccionado para a ocasião.
Segundo o pároco, o evento mantém viva uma tradição que atravessa gerações. “O Círio de Nazaré em Brasília é um momento de encontro profundo entre fé e cultura; é a forma que os paraenses encontraram de manter viva sua devoção à Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, e que hoje emociona e une pessoas de todas as regiões do Distrito Federal”, enfatiza.
Para o presidente da Oassab (Obras de Assistência e Serviço Social da Arquidiocese de Brasília), padre Rafael Souza dos Santos, o Círio também cumpre um papel comunitário: “O Círio vai além da dimensão religiosa. Ele promove solidariedade, integração comunitária e valorização cultural. É um evento que fortalece o espírito de partilha e reafirma a identidade de Brasília como uma cidade plural, que acolhe tradições de todo o Brasil”.
→ 19h30: Missa de apresentação do Manto
→ Tríduo em honra a Nossa Senhora
→ Abertura da exposição
→ 19h: Abertura da quermesse e exposição dos mantos
→ 19h30: Missa de Consagração a Nossa Senhora
→ Tríduo em honra a Nossa Senhora
→ 21h: Show evangelizador com Crícia Martins
→ 9h30: Procissão náutica no Lago Paranoá
→ 11h30: Passeio motociclístico até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
→ 18h: Exposição dos mantos
→ 18h30: Missa e Tríduo em honra a Nossa Senhora
→ 19h: Quermesse
→ 20h30: Show evangelizador com Glaucia Martins e Banda San Rafael
→ 10h30: Missa dominical
→ 10h30: Exposição dos mantos
→ 12h: Quermesse
→ 13h: Show de forró católico com Filhos de Lourdes
→ 14h30: Apresentação de grupo de carimbó
→ 15h: Ofício de Nossa Senhora e Terço Mariano
→ 16h30: Missa em Ação de Graças a Nossa Senhora de Nazaré
→ 18h: Procissão do Círio de Nazaré
→ 20h30: Show evangelizador com a Banda Sirac
Local: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – QI 1, Conjunto 1, Lote A, Lago Sul (próximo ao balão do Aeroporto).
*Com informações da Secretaria de Turismo
Com status de Região Administrativa desde 2012, a cidade de origem operária carrega história de lutas e transformação
Um total de 16 filmes brasilienses – cinco longas e 11 curtas-metragens (confira abaixo) – disputarão os R$ 298 mil em prêmios da 27ª edição do Troféu Câmara Legislativa, entre os dias 15 a 19 de setembro.
Academia Brasileira de Cinema divulgou candidatos à indicação
Iniciativa do Instituto Latinoamerica em parceria com o GDF, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e com a Capital do Rock Produções, busca dar visibilidade à produção artística local