
Veja onde buscar atendimento para questões relacionadas a energia elétrica nesta semana
Um dos projetos que receberão o serviço é o Na sua Hora, quarta e quinta-feira no Lago Norte
O calendário atrai turistas de todo o país e impulsiona comércio, hotéis e o setor de serviços
De cidade conhecida pela vocação cívica e arquitetônica, Brasília passou a ocupar um novo lugar no mapa do turismo brasileiro: o de destino estratégico para grandes eventos culturais, esportivos e de negócios. Nos últimos anos, a capital tornou-se referência no setor, o que já impacta diretamente a economia local e a oferta de lazer para moradores e visitantes. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) saltou de R$ 8 milhões em 2022 para uma expectativa de R$ 80 milhões em 2025.
Fãs marcam presença no show da cantora Katy Perry, na Arena BRB Mané Garrincha | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“A capital está muito preparada para receber turistas. É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro da cidade e conecta turistas do Norte e Nordeste de forma cômoda e acessível devido à quantidade de voos. A rede hoteleira está muito perto dos nossos grandes espaços de eventos, como a Arena BRB, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Pavilhão do Parque da Cidade, o que permite que o turista vá a pé aos eventos. O nosso clima favorece a realização de festivais. Esses fatores ajudaram a consolidar Brasília no segmento de eventos”, pontua o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo
O calendário reforça essa vocação. Somente na última semana, a cidade recebe a atual edição dos Jogos da Juventude, o show da cantora internacional Katy Perry — que só passou por São Paulo e Curitiba — e a mega apresentação da dupla sertaneja Henrique & Juliano. “São eventos que estão com lotação máxima e deixando nossos hotéis cheios. Anteriormente, a máxima era de que em Brasília não tinha nada para fazer no final de semana. Hoje já somos consideradas a capital dos eventos por causa da infraestrutura da cidade e também pelas ações do GDF de fortalecimento dos setores gastronômico, hoteleiro e turístico”, acrescenta.
O governo tem apoiado e investido nos grandes eventos, além de ter criado rotas turísticas, reativado o ônibus gratuito de turismo cívico, reformado e reaberto monumentos — a exemplo do Museu de Arte de Brasília (MAB) e do Teatro Nacional Cláudio Santoro — e facilitado o acesso a pontos turísticos por meio do programa Vai de Graça, que isenta o pagamento da tarifa do transporte público aos domingos e feriados.
A médica veterinária Fernanda Araújo, 25 anos, veio de Roraima para Brasília apenas para assistir à apresentação da cantora Katy Perry, na Arena BRB Mané Garrincha, nesta sexta-feira (19). “Escolhi o show de Brasília pela questão geográfica, porque, como conecta o país, consegue trazer muita gente do Norte e Nordeste, então fica mais barato para nós. O segundo fator foi que tenho uma amiga que mora aqui e fez muitos comentários positivos sobre a acessibilidade e segurança da região”, conta.
Esta é a segunda passagem da jovem na capital, mas a primeira vez que ela terá a oportunidade de conhecer os pontos turísticos. “Na noite que cheguei, conheci o Congresso Nacional e a Casa de Chá. Hoje tem o show — cheguei cedo para ficar pertinho da Katy — e nos outros dias quero passear mais na Esplanada, no Lago Paranoá e minha amiga também me indicou o Eixão do Lazer, estou bem animada”, revela Fernanda.
Para a analista administrativo Letícia Moraes, 26, a vinda de Katy Perry para Brasília mostrou, mais uma vez, que a cidade está preparada para grandes eventos e festivais. “Peguei um hotel aqui do lado e levei uns dez minutos para chegar aqui, caminhando. Em São Paulo isso é impossível, fui para um festival que teve lá no último final de semana e sofri para pegar o metrô”, compara a jovem, que nasceu em Ceilândia.
Fã da cantora desde pequena, Letícia montou um look personalizado inspirado em um clipe da artista e convidou a irmã para viver a experiência. “Conheci a Katy em 2011 e, desde então, acompanho todos os lançamentos. São letras muito fortes, que foram me acompanhando ao longo da vida, muitas eram exatamente o que eu precisava ouvir em momentos de dificuldade”, afirma.
Quem também escolheu Brasília para viver o grande momento foi o assistente de relacionamento Matheus Brito, 28. Natural do DF, ele mora no Rio de Janeiro desde 2017 e, sempre que possível, busca aproveitar a agenda cultural da cidade do coração. “Tenho visto nos últimos anos o boom que Brasília está tendo, com mais visibilidade nacional e com shows de outros artistas além da Katy Perry, como o do Bruno Mars”, afirma ele, que está hospedado na casa da mãe, em Planaltina. “Vim cedo para a fila e achei muito tranquilo chegar no estádio.”
“A capital está muito preparada para receber turistas. É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro da cidade e conecta turistas do Norte e Nordeste de forma cômoda e acessível devido a quantidade de voos”Cristiano Araújo, secretário de Turismo
O movimento crescente de turistas na capital federal é demonstrado pelo aumento de desembarques no Aeroporto Internacional de Brasília, eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo em ranking feito por uma plataforma especializada em maio deste ano. Dados da Inframerica apontam que, de janeiro a junho, cerca de 440 mil passageiros desembarcaram no terminal — 38% a mais que no mesmo período de 2024.
Além disso, segundo o Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, também nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 44 mil visitantes estrangeiros pousaram em Brasília. O resultado é 8,3% superior ao mesmo período do ano passado, quando o DF recebeu 24 mil visitantes internacionais.
Para o presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), Jael Silva, a realização de grandes eventos e o aumento de turistas circulando no Quadradinho impulsionam a economia local. Segundo a entidade, são mais de 400 hotéis distribuídos na capital, prontos para receber turistas de negócios ou eventos com alto padrão de qualidade.
“A gente tem visto, realmente, uma mudança no fluxo de turistas aqui na capital federal. Isso traz um novo público para o trade hoteleiro”, enfatiza Silva. “A Secretaria de Turismo tem procurado trazer mais eventos para a cidade, o que colabora para esta melhora. Não só shows, mas eventos esportivos, como o campeonato Mundial de Kung Fu, os Jogos da Juventude e o Miss Brasil Globo 2025, movimentam toda a rede hoteleira e todo o sistema de bares de Brasília, melhorando muito a situação econômica (da capital).”.
Um dos projetos que receberão o serviço é o Na sua Hora, quarta e quinta-feira no Lago Norte
Serviços de assistência social, saúde, educação e habitação serão ofertados em dois pontos da região administrativa
Agentes do Detran-DF flagraram dez motoristas dirigindo sem carteira de habilitação
Pista escorregadia e baixa visibilidade geram riscos de sinistros; Detran-DF oferece dicas de como se proteger durante as mudanças climáticas