
Saiba onde buscar serviços relacionados à energia elétrica nesta semana
Pontos de atendimento itinerante incluem locais de ações promovidas pela Defensoria Pública e pela Sejus-DF

Encontro promoveu palestras e workshops para prevenir a violência doméstica e destacou o empoderamento feminino com a exposição de produtos do Projeto Banco de Talentos
Com foco na prevenção da violência doméstica e no fortalecimento emocional e físico, o projeto Brasília em Equilíbrio – Fortalecendo Mente e Corpo reuniu mais de mil pessoas neste domingo (28) no Parque Olhos d’Água, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o evento ofereceu workshops, palestras, práticas de Tai Chi Chuan, oficina de arranjos florais e exposições de produtos artesanais.
Gracielle Félix Reis, moradora de Vicente Pires, destacou a importância de iniciativas que promovam conexões e aprendizado. “Participar deste projeto é uma oportunidade única de cuidar da minha saúde mental e física, além de aprender mais sobre como lidar com situações desafiadoras no dia a dia. Estar em um ambiente acolhedor como este, rodeado de pessoas engajadas em promover mudanças positivas, me faz sentir mais forte e conectada comigo mesmo e com a comunidade”, afirmou a participante.
A exposição dos produtos do Projeto Banco de Talentos apresentou amigurumis (técnica japonesa de criar pequenos brinquedos e objetos tridimensionais usando crochê ou tricô), panos de prato, bordados, bonecas e itens de decoração —, todos a preços acessíveis. A iniciativa promove a comercialização de produtos artesanais criados por mulheres atendidas pelo Programa Direito Delas, acolhendo desde jovens aprendizes até senhoras experientes em situação de vulnerabilidade.
“É gratificante ver como esse evento oferece um espaço de acolhimento, aprendizado e conexão. Cada atividade aqui tem o potencial de transformar vidas, fortalecer laços e empoderar nossa comunidade para enfrentar desafios com coragem e resiliência. É um momento único de reconexão com o próprio bem-estar”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Para Jéssica Morrone, moradora da Asa Norte, “esse evento é fundamental, porque precisamos de um momento para parar, nos reconectar e deixar de ser influenciados pelas pressões externas. No dia a dia, acabamos nos esquecendo de quem realmente somos, presos aos nossos papéis sociais. Aqui, temos a oportunidade de reencontrar a nossa própria essência e, com isso, melhorar em todos os aspectos das nossas vidas.”
O projeto conta com investimento de R$ 500 mil, viabilizado por emenda parlamentar do deputado distrital Thiago Manzoni. A iniciativa executada pela Sejus em parceria com a Organização da Sociedade Civil Vem Ser, tem atividades programadas até o dia 28 de maio de 2025.
A próxima edição será domingo (4), no Parque Jardim Botânico. A programação começa às 8h com a abertura dos portões e se estende até o final da tarde, oferecendo atrações, como o workshops Trilha do Cerrado, com Edeon Vaz; e a palestra Os diversos lutos: construindo um novo futuro, com a médica hematologista e paliativista Laura Ferraz, entre outras.
*Com informações da Sejus-DF

Pontos de atendimento itinerante incluem locais de ações promovidas pela Defensoria Pública e pela Sejus-DF

Requalificação de uma das ruas mais movimentadas e emblemáticas da capital agrada comerciantes e moradores; faixa em concreto dá mais segurança e rapidez para o transporte público

Operação do SLU envolve 22 cooperativas e ampliou em 222% o volume processado desde 2020; desafio ainda é a conscientização da população quanto ao descarte correto do lixo

Maior salário é de R$ 5 mil para lanterneiro de automóveis. Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou comparecer em uma unidade, das 8h às 17h, durante a semana
