
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Vindo da Suíça, o acessório alerta para aumento brusco na temperatura ambiente, além de apontar o local onde a anomalia foi detectada O protagonista do sistema de detecção de incêndios do Túnel de Taguatinga está a caminho do Brasil. Vindo da Suíça, o cabo eletrônico termovelocimétrico deve chegar à capital federal na próxima segunda-feira (10). …
Continue reading “Cabo importado é protagonista na detecção de incêndios na obra viária”
Vindo da Suíça, o acessório alerta para aumento brusco na temperatura ambiente, além de apontar o local onde a anomalia foi detectada
O protagonista do sistema de detecção de incêndios do Túnel de Taguatinga está a caminho do Brasil. Vindo da Suíça, o cabo eletrônico termovelocimétrico deve chegar à capital federal na próxima segunda-feira (10). O acessório capta alterações mínimas de temperatura no ambiente. E aciona um alarme na central de controle em caso de variações bruscas.
A passagem subterrânea terá 2.300 m de cabo sensor instalados ao longo de toda a laje superior, nos dois sentidos do túnel e na sala de comando do complexo viário. “O equipamento informa com precisão o local em que foi detectado o aumento de temperatura – se é no lado norte ou sul, se é no emboque ou no desemboque…”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “É garantia de maior agilidade no atendimento”, ressalta.

Além do cabo sensor, o Túnel de Taguatinga terá 35 pontos de combate a incêndios. As estações são compostas por extintores de incêndio classe ABC e hidrantes de parede munidos com quatro mangueiras de 15 m de comprimento cada. Dois registros localizados abaixo do conjunto liberam o fluxo de água em alta pressão.
“As mangueiras podem ser usadas individualmente ou encaixadas uma na outra, para aumentar o alcance”, afirma o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pelas obras do Túnel de Taguatinga. “Teremos caixas instaladas a cada 60 m para conseguirmos abranger toda a extensão da passagem subterrânea”, detalha.

A tubulação que abastecerá os registros dos hidrantes também já começou a ser instalada. São mais de 1.500 m de dutos feitos de aço galvanizado, rede que está ligada a dois reservatórios localizados na sala de comando do Túnel de Taguatinga. Cada um dos tanques tem capacidade para 50 mil litros de água.
O complexo viário ainda terá sete saídas de emergência equipadas com portas corta fogo. Já a qualidade do ar na passagem será garantida por 52 ventiladores, cada um com 1,3 m de diâmetro. Sensores de fumaça vão controlar de forma automatizada a potência dos equipamentos, aumentando a velocidade das pás em caso de presença de fumaça.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
