
Santa Maria recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta (11)
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Batalhão especializado também fará revistas pessoais em busca de drogas, armas e objetos que possam colocar os espectadores em risco
O policiamento do desfile cívico de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, terá o reforço de cães treinados pelo Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Eles atuarão na identificação de eventuais explosivos, armas e drogas.
Uma das áreas de atuação dos cães é a linha de revista pessoal. Serão cinco pontos de acesso ao local do desfile – todos com abordagens da PMDF. “Nossa missão principal será atuar na identificação de armas e entorpecentes, além de garantir a segurança de quem deseja ir ao desfile”, pontua o tenente Cleiton Alves, do BPCães.
O acesso à Esplanada ocorrerá pela via S1 (lateral da Catedral) e escadarias dos ministérios – as duas primeiras do lado sul e as duas primeiras do norte. Não será permitido acessar o espaço com materiais como objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros objetos que coloquem em risco a segurança do público presente.
Cão supervisiona a área: batalhão canino é eficaz na detecção de explosivos quanto na identificação de narcóticos e armas | Foto: Divulgação/PMDF
Além disso, o batalhão, em conjunto com o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estará realizando varreduras em toda a área da Esplanada destinada ao evento. “Todos os cães utilizados pela corporação são treinados tanto na modalidade de detecção de explosivos quanto na identificação de narcóticos e armas”, explica o tenente. “Eles passam por treinamentos específicos realizados para cada tipo de atividade e que são realizados diuturnamente”.
Toda a Esplanada será monitorada pelas forças de segurança por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Desde as primeiras horas de sábado (7), o alto-comando da segurança pública do Distrito Federal e representantes dos órgãos locais e federais envolvidos no planejamento estarão no Ciob, o que facilitará a tomada de decisões de forma mais célere.
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Detran-DF fará intervenções nas proximidades do Parque Burle Marx
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania amplia rede de cuidado à população idosa e já beneficiou mais de 10 mil pessoas