
GDF amplia apoio a produtores rurais de baixa renda com transporte de insumos agropecuários
A medida visa a fortalecer os produtores rurais em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, promovendo a inclusão socioprodutiva no campo
Companhia participa da campanha Brasília pelo Sul, criada pelo GDF para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou ontem à Força Aérea Brasileira (FAB) mais 15 mil copos com água potável e 3 mil cobertores para serem distribuídos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, já chegam a 45 mil copos doados pela companhia, o equivalente a nove mil litros d´água.
As doações da Caesb atendem à campanha Brasília pelo Sul, realizada pelo Governo do Distrito Federal e coordenada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha. As remessas começaram no dia 6 de maio e vão prosseguir enquanto durar a campanha. A cada semana a companhia enviará pelo menos 15 mil copos com água, segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.
“Mais ajuda está a caminho”, garantiu Reis. “Estamos atendendo o que mais a população e as autoridades gaúchas pedem: água potável. Água com a mesma qualidade que servimos nas torneiras, em caixas ou em copos para a população do Distrito Federal”. A estimativa da Caesb é doar 75 mil copos por mês até que a campanha seja suspensa pelo GDF.
A Caesb conta com equipamento próprio para embalar água potável em copos de plástico. A máquina de envasamento, instalada na Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto da Caesb, em Ceilândia, tem capacidade para produzir 180 mil copos de 200 mililitros por mês, o equivalente a 36 mil litros de água.
A companhia também distribui gratuitamente água potável em copo em diversos eventos esportivos, culturais, ambientais, empresariais e religiosos no Distrito Federal. No feriado de Corpus Christi, por exemplo, a Caesb vai distribuir na Esplanada dos Ministérios 1.200 copos, além de disponibilizar outros 2.500 litros em cinco caixas com água potável. Tudo gratuitamente.
O Comitê de Emergência Brasília pelo Sul foi instituído pelo governador Ibaneis Rocha no dia 7 de maio de 2024, com o objetivo de arrecadar doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O comitê é composto por 22 órgãos e diversas entidades da sociedade civil organizada, sendo coordenado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador.
Segundo o comitê, os itens mais necessários no momento são: água potável, alimentos não perecíveis, leite em pó, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, absorventes e roupas íntimas, material de higiene pessoal e limpeza, calçados, roupas de cama, toalhas de banho e cobertores, colchões e rações para animais.
Para ajudar a população do Rio Grande do Sul, doações podem ser entregues em diversos pontos de coleta mantidos pelo GDF, como os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar e o Anexo do Palácio do Buriti (salas 104 e 900).
A medida visa a fortalecer os produtores rurais em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, promovendo a inclusão socioprodutiva no campo
Projeto foi lançado na manhã deste sábado (19) pelo governador Ibaneis Rocha com saídas em três horários a partir da Torre de TV de terça a domingo
O maior programa de drenagem lançado na história da capital é um símbolo de transformação dos 65 anos de Brasília
Aos 65 anos, a capital que foi desenhada para receber, sobretudo, veículos individuais caminha para o futuro com valorização do transporte coletivo. Gratuidade aos domingos e feriados, renovação dos ônibus e expansão do metrô são exemplos do avanço