
Projetos levam acessibilidade e protagonismo a pessoas com deficiência no DF
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Companhia foi premiada, em evento no Rio de Janeiro, com o projeto Gestão Colaborativa de Patrimônio
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi a vencedora no Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O projeto vencedor foi o Gestão Colaborativa de Patrimônio, na categoria Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA).
Conhecido como o “Oscar do saneamento”, o PNQS, que está na 27ª edição, foi realizado na noite de quarta-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ). O projeto vencedor está integrado ao Programa de Melhoria de Controle de Ativos, parte fundamental do Planejamento Estratégico 2020/2024 da Caesb, que prevê iniciativas administrativas inovadoras, como a de implantar a gestão de ativos.
O controle patrimonial é um processo que sempre demanda tempo dos gestores, principalmente pela dispersão dos bens inventariados. O objetivo do projeto desenvolvido pela Caesb foi o de possibilitar a localização de todos os bens da companhia rapidamente, de forma categorizada, georreferenciada, com foto, data, hora e dados específicos de cada item de inventário, de mobiliário até bombas.
Para a chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Caesb, Márcia Sabino, a saída encontrada, após o redesenho de processos, foi o desenvolvimento de uma plataforma de colaboração de modo que todos os bens escaneados ficassem registrados. “No processo de gestão de patrimônio foi implementada uma solução que permitiu revolucionar a gestão de ativos com uma ferramenta pioneira, acessível e funcional, que pode ser instalada em qualquer smartphone, facilitando e agilizando o gerenciamento do mobiliário e dos bens públicos em geral; é um sistema de gestão de inventário patrimonial”, explicou.
“Localizar bens perdidos, visualizar o novo banco de dados com imagens, realizar a transferência de bens online, entre outros, são exemplos de resultados alcançados com a nova metodologia. Inclusive, esse novo desenho de processo de gestão patrimonial tem chamado a atenção de várias organizações que têm buscado a companhia para benchmarking [processo de avaliação da empresa em relação à concorrência]”, afirmou a gestora.
A Caesb retomou a participação no prêmio, após 15 anos, por iniciativa do presidente da companhia, Luís Antônio Reis. “Estamos orgulhosos em receber esta premiação”, declarou ele. “Nossa missão é pautada na busca pela gestão de excelência e satisfação do nosso cliente. A Caesb segue comprometida em crescer de forma sustentável, levando cada vez mais qualidade de vida à população do DF”.
O evento reuniu as principais empresas públicas e privadas do setor de saneamento, assim como seus principais fornecedores, para destacar as melhores experiências e práticas na busca pela universalização do saneamento, na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais e hídricos.
O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2024 foi realizado entre os dias 2 e 4 deste mês. Ao longo de 27 edições, até agora, o PNQS avaliou a excelência da gestão de 845 organizações, sendo 441 reconhecidas como vencedoras do troféu Quíron e 190 reconhecidas como destaques em gestão.
*Com informações da Caesb
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Agentes de trânsito flagraram 20 motoristas dirigindo sem possuir habilitação
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Abordagem está prevista para passar por seis pontos no Plano Piloto