
Com estoque em nível crítico, Hemocentro de Brasília pede doações de sangue O-
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Na última reunião do ano, a CAF também aprovou o PL nº 400/2019, que reduz de 12 para cinco salários mínimos a renda familiar máxima para se ter acesso ao programa habitacional de interesse social A Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa (CAF) aprovou, nesta segunda-feira (14), projetos que alteram a Lei nº 3.877/2006, …
Continue reading “CAF aprova PLs que ampliam rol de beneficiados por programas habitacionais”
Na última reunião do ano, a CAF também aprovou o PL nº 400/2019, que reduz de 12 para cinco salários mínimos a renda familiar máxima para se ter acesso ao programa habitacional de interesse social
A Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa (CAF) aprovou, nesta segunda-feira (14), projetos que alteram a Lei nº 3.877/2006, que dispõe sobre a política habitacional do DF. O PL nº 354/2019, de Fábio Félix (Psol), inclui as “pessoas expulsas de casa em razão de preconceito contra sua orientação sexual e/ou identidade de gênero” entre as que têm prioridade no atendimento pelas políticas habitacionais. Já o PL nº 774/2019, de Iolando Almeida (PSC), assegura esse benefício “aos órfãos e abrigados por decisão judicial”, enquanto o PL nº 1279/2020, de Júlia Lucy (Novo), prevê a prioridade às “famílias que participem de programa de planejamento familiar junto ao Sistema Único de Saúde há, no mínimo, um ano”.
Também de Júlia Lucy, foi aprovado o PL nº 400/2019, que reduz de 12 para cinco salários mínimos a renda familiar máxima para se ter acesso ao programa habitacional de interesse social e proíbe o beneficiário de ceder, alienar ou dar em garantia imóveis, antes de dez anos da concessão do direito de moradia. Todos as propostas foram analisadas em conjunto e aprovadas na forma do substituto por três votos e duas ausências. O relator foi João Hermeto (PHS), presidente da CAF.
Em seguida, a Comissão aprovou o PL 1438/2020, de Eduardo Pedrosa (PTC), que altera a lei 5825/2017, sobre vistoria de obras públicas. O texto determina a divulgação de relatórios de vistorias, laudos e perícias técnicas no sítio eletrônico oficial do Governo do Distrito Federal, “de forma acessível, clara e precisa”.
A CAF aprovou em bloco, ainda, quatro indicações. Três delas, de autoria do deputado Daniel Donizet (PL): a nº 5190/2020 sugere ao GDF que realize estudo da área verde na EQ 41 do Setor Leste do Gama; a nº 5195/2020 sugere estudo na área verde do Setor Oeste do Gama; e a nº 5546/2020 sugere ao GDF que realize a ampliação da poligonal de regularização da área rural da Ponte Alta para incluir a área denominada Ponte de Terra, também na Região Administrativa do Gama – RA II. A Indicação nº 5313/202, de Martins Machado (Republicanos), sugere à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) providências “no sentido de declarar quais são as áreas ocupadas predominantemente por população de baixa renda, para cumprimento do disposto no art. 247-A, da Lei nº 6.015/73 (Lei de Registros Públicos)”.
Balanço
Na última reunião do ano, Hermeto destacou o “trabalho árduo” da CAF, que realizou oito sessões extraordinárias e aprovou mais de 30 proposições em 2020: “Agradeço a parceria e o compromisso de todos os deputados dessa comissão”. Ele destacou a revisão da Lei de Regulamentação Rural; o projeto que regulariza e estabelece princípios e diretrizes para instalação de infraestrutura de comunicação e o que permite implantação de novos lotes e quadras em Ceilândia; bem como a criação da região do Sol Nascente/Pôr do Sol, ano passado. O distrital ressaltou a realização de audiência pública sobre a regularização do Núcleo Rural Várzea Bonita; e a reunião técnica com a Seduh para apresentação das metas anuais.
Arlete Sampaio (PT) parabenizou Hermeto “pelo desempenho” à frente da CAF: “cumpriu a sua missão e a comissão este ano merece nossos elogios”. Ela, no entanto, criticou o fato de ter sido escolhida como relatora “poucas vezes”. O vice-presidente da Comissão, Valdelino Barcelos (PP), também parabenizou Hermeto e agradeceu aos outros integrantes da comissão pelos “trabalhos realizados”.
Mário Espinheira
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Unidade inaugurada em 1960 segue como um dos maiores hospitais do Brasil em atendimentos de alta complexidade
Secretaria de Saúde terá mais de 50 locais de atendimento para atualização das cadernetas
Acesso é gratuito ao evento cívico-militar, mas itens como garrafas de vidro, latas, drones, mastros, sprays e fogos de artifício não serão permitidos para segurança dos espectadores