
Portões Abertos 2025: evento na Base Aérea de Brasília, terá ônibus extras e linha especial
Semob reativa linha 102.2 e reforça a 102.1 para atender passageiros, que podem utilizar gratuitamente os serviços pelo Vai de Graça
Unidades de Ceilândia e São Sebastião são as próximas a contar com oferta de desjejum O pedreiro Juvenal Francisco Alves, de 66 anos, chegou cedo para começar a empreitada do dia. Com tempo sobrando, ele correu para comer alguma coisa antes de iniciar a jornada. Ao ver o portão do Restaurante Comunitário da Estrutural aberto, …
Continue reading “Café da manhã na Estrutural, por 59 centavos”
Unidades de Ceilândia e São Sebastião são as próximas a contar com oferta de desjejum
O pedreiro Juvenal Francisco Alves, de 66 anos, chegou cedo para começar a empreitada do dia. Com tempo sobrando, ele correu para comer alguma coisa antes de iniciar a jornada. Ao ver o portão do Restaurante Comunitário da Estrutural aberto, entrou para perguntar se serviam refeição matinal. E deu sorte.
O serviço estava previsto para começar na quarta-feira (29), mas a gerência da unidade acelerou a adaptação e, nesta terça (28), o refeitório começou a servir também o café da manhã. “Muito bom e muito barato”, comentou Juvenal. “Eu nunca tinha entrado em um restaurante comunitário. Se a comida de manhã é assim, imagina no almoço. Mais tarde, eu volto para o almoço”.
Ao preço de R$ 0,50, o cardápio matinal foi pão com ovos mexidos, achocolatado e laranja. Nos próximos dias, haverá bolo, pão de queijo, café com leite e outros itens. É possível conferir o cardápio em https://www.sedes.df.gov.br/.
Com o início da oferta do serviço, a unidade da Estrutural passa a ser a quinta a contar com o desjejum. Brazlândia, Paranoá, Samambaia e Sol Nascente foram as primeiras. “A partir dessa semana, mais dois restaurantes também passam a vender a refeição”, informa a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ao lembrar que em 1º e 2 de outubro, respectivamente, os refeitórios de São Sebastião e Ceilândia passam a abrir mais cedo para o café da manhã.
Os restaurantes comunitários do DF são o pano de fundo do episódio 6 da série documental A rua: do acolhimento à autonomia. Lançado na última quinta-feira (23), o capítulo trata, principalmente, da gratuidade das refeições para a população em situação de rua. A série mostra a realidade de pessoas que, sem esse benefício, teriam dificuldades para se alimentar. O episódio, assim como os demais, está disponível no Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
* Brazlândia: Quadra 36 – Área Especial nº 1 – Vila São José.
* Ceilândia: QNM 1 – Bloco 01 – Lote 01 – Ceilândia Centro.
* Estrutural: Quadra 14 – Área Especial – Vila Estrutural.
* Gama: Setor Central – Área Especial – Complexo Esportivo do Gama – Estádio Bezerrão.
* Itapoã: Quadra 61 – Área Especial, entre os conjuntos D/E – Condomínio Del Lago.
* Paranoá: Quadra 2 – Lote A – Feira Livre – Área Especial.
* Planaltina: Setor Recreativo e Cultural – Módulo Esportivo – Via WL 1.
* Recanto das Emas: Quadra 1 – Lote 1 – Centro Urbano.
* Riacho Fundo II: Quadra 10 – Conjunto 1 – Lote 1.
* Samambaia: ADE/S – Conjunto 15 – Lotes 1/2, às margens da BR-060.
* Santa Maria: Av. Alagados, Área Central, junto ao prédio da administração regional.
* São Sebastião: Centro de Múltiplas Atividades – Lote 2, próximo à administração regional.
* Sobradinho: AR 13 – Área Especial 8 – Quadra 3 – Setor Administrativo.
* Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 11h às 14h. Pessoas em situação de rua atendidas pelo Serviço de Abordagem Social da Sedes têm acesso gratuito às refeições.
Informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
Semob reativa linha 102.2 e reforça a 102.1 para atender passageiros, que podem utilizar gratuitamente os serviços pelo Vai de Graça
Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais que trabalharão na manutenção da rede elétrica
Prazo vai de 1º de outubro deste ano a 31 de março de 2026
A ação integra as comemorações dos 47 anos do maior parque urbano da América Latina