
Procon-DF orienta consumidores sobre compras seguras de fim de ano
Recomendações abordam trocas, compras online, prazos de entrega e cuidados com cartões-presente durante o período de maior movimento no comércio

O adiamento dos procedimentos de atualizações semestrais beneficia cerca de 95 mil universitários em todo o país
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/7/l/QBkS5MSfqOt9XXToIHYA/100313954-estudantes-que-contrataram-o-financiamento-estudantil-fies-na-caixa-economica-federal-pode.jpg)
A Caixa Econômica Federal prorrogou até o dia 30 de junho o prazo para que estudantes com contratos ativos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) realizem os aditamentos obrigatórios referentes ao primeiro semestre de 2025. Esses procedimentos se referem a atualizações semestrais para manter o financiamento. A medida beneficia cerca de 95 mil universitários em todo o país.
Pelo novo cronograma, os alunos poderão fazer os procedimentos de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou instituição, além do encerramento antecipado do contrato. As solicitações devem ser feitas pelo portal SifesWeb ou por meio do aplicativo Fies Caixa, disponível gratuitamente para Android e iOS.
A renovação semestral dos contratos do Novo Fies é obrigatória e deve ser iniciada pela instituição de ensino, cabendo ao estudante somente a validação. Devem realizar o aditamento aqueles que já fizeram esse procedimento nos semestres anteriores ou que firmaram contrato no segundo semestre de 2024.
Também foi divulgado o calendário para solicitação de dilatação dos contratos referentes ao segundo semestre de 2025, que estará disponível entre 1º de junho e 15 de julho. A dilatação permite a prorrogação do financiamento para estudantes que ainda não concluíram o curso após o fim do prazo previsto no contrato. Assim como os aditamentos, a dilatação também pode ser requerida pelo aplicativo ou no SifesWeb, e precisa ser validada pela instituição de ensino.
Para realizar tanto o aditamento quanto a dilatação, é necessário que o estudante esteja em dia com os pagamentos do financiamento, feitos por meio de boleto único.
Além da renovação e da dilatação do contrato, o aplicativo Fies Caixa permite a solicitação de suspensão temporária, acesso aos boletos em aberto e visualização de dados cadastrais. Todas essas funcionalidades também estão disponíveis na plataforma SifesWeb.
Dúvidas sobre o processo devem ser esclarecidas diretamente com as instituições de ensino. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas no site oficial da Caixa.
BS20250512203712.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/05/caixa-prorroga-prazo-para-aditamento-do-novo-fies-no-primeiro-semestre-de-2025.ghtml

Recomendações abordam trocas, compras online, prazos de entrega e cuidados com cartões-presente durante o período de maior movimento no comércio

Apostas podem ser feitas até as 20h

Texto regulamenta Comitê Gestor do IBS e setores da economia

PIB da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno passou de R$ 378,1 bilhões, em 2022, para R$ 416,6 bilhões em 2023
