
Governo do DF inicia construção da Rodoviária da Estrutural
Nova estação vai melhorar o transporte público da região e integrar serviços com obras como a UPA e o batalhão de Polícia Militar
Banco desmentiu que pessoas físicas também seriam tarifadas A Caixa anunciou na terça-feira (20) que suspendeu a cobrança do Pix para pessoa jurídica. A taxa começaria a valer no dia 19 de julho e, segundo o banco público, é praticada por “praticamente todas as instituições financeiras”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A suspensão veio depois de …
Continue reading “Caixa suspende cobrança de Pix para pessoa jurídica”
Banco desmentiu que pessoas físicas também seriam tarifadas
A Caixa anunciou na terça-feira (20) que suspendeu a cobrança do Pix para pessoa jurídica. A taxa começaria a valer no dia 19 de julho e, segundo o banco público, é praticada por “praticamente todas as instituições financeiras”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A suspensão veio depois de pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme divulgou mais cedo o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo o ministro, a decisão será discutida na próxima semana, após o retorno de Lula da viagem oficial à Europa.
“Foi pedido que suspendesse temporariamente [a decisão da Caixa] até o presidente estar de volta semana que vem”, afirmou Costa em rápida entrevista a jornalistas. “Então vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida. O presidente que pediu.”
Em nota, o banco diz que a suspensão “visa ampliar o prazo para que os clientes possam se adequar e receber amplo esclarecimento do banco sobre o assunto, dada a proliferação de conteúdos inverídicos que geraram especulação”
Costa disse ter conversado com a presidenta da Caixa, Rita Serrano. Segundo o ministro, ela se surpreendeu com a repercussão da medida porque os demais bancos tarifam as operações Pix de pessoas jurídicas, com autorização do Banco Central (BC).
“A informação que ela [Rita Serrano] me passou foi a de que todos os bancos já cobram essa taxa de empresas de pessoa jurídica. O único banco que não cobrava era a Caixa por questão técnica, de tecnologia”, explicou. “Ela não esperava que tivesse esse alcance, essa repercussão, a definição da Caixa em acompanhar os outros bancos.”
Na noite da última segunda-feira (19), a Caixa anunciou o início da cobrança de Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho. O banco desmentiu falsas notícias de que pessoas físicas também seriam tarifadas.
“A Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”, destacou o comunicado.
O banco também ressaltou que a cobrança de Pix de empresas é autorizada desde a criação da ferramenta, em novembro de 2020, e que oferecerá uma das menores tarifas do mercado.
Matéria alterada às 17h20, após decisão da Caixa.
Edição: Aline Leal
Fonte: Agência Brasil
Nova estação vai melhorar o transporte público da região e integrar serviços com obras como a UPA e o batalhão de Polícia Militar
Novas ferramentas permitem otimizar tempo-resposta e acompanhar ocorrências, aumentando eficiência e transparência
Dia do portador do aparelho é celebrado com histórias de superação e avanço no tratamento
Ao todo 387 mil contribuintes recebem R$ 1,035 bilhão