BRASÍLIA

Calculadora Verde vai medir e reduzir emissões de gases do efeito estufa

7 de julho, 2025 | Por: Agência Brasília

Ferramenta pioneira fortalece o compromisso do GDF com o enfrentamento às emergências climáticas

A Calculadora Verde foi desenvolvida no IPEDF, com apoio da Sema e da Seec | Foto: Divulgação/IPEDF

A Calculadora Verde, ferramenta oficial que permitirá estimar prospectivamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em ações e projetos do Governo do Distrito Federal (GDF), foi instituída nesta segunda-feira (7), com a publicação do Decreto nº 47.413, de 4 de julho de 2025, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A iniciativa visa a fortalecer a atuação governamental frente às metas de mitigação do Plano Carbono Neutro do Distrito Federal.

A ferramenta com caráter preventivo e estratégico foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) com apoio das secretarias de Economia (Seec-DF) e do Meio Ambiente (Sema-DF), e tem como objetivo subsidiar políticas públicas, apoiar decisões técnicas e ampliar a eficiência no uso de recursos, com base em critérios territoriais e ambientais.

O diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino, destaca que a ferramenta não é apenas um instrumento de futuro, mas de presente, sobretudo no momento em que o mundo tem sofrido as consequências do aquecimento global. “Essa é uma ferramenta importante que auxilia a gestão, tem uma aplicação de médio e de curto prazo que merece aperfeiçoamento para que o uso seja perpetuado, ainda mais numa iniciativa tão importante como essa de combate e de enfrentamento às mudanças climáticas. É algo novo e extremamente relevante avaliar o impacto de uma iniciativa, seja positiva ou negativa”, afirma.

Werner Vieira, diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do IPEDF, ressalta: “A necessidade de medir e reduzir as emissões de gases de efeito estufa é fundamental diante das emergências climáticas, uma realidade que não podemos ignorar. Nossos esforços com essa nova ferramenta colocam nossa região e o GDF em posição de destaque no cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais, definidos no Acordo de Paris [2015] e atualizados na última Conferência das Partes – COP 29 [2023], com novos números para a Contribuição Nacionalmente Determinada [NDC] do Brasil”.

A Calculadora Verde permitirá estimar não só emissões adicionais, mas também emissões evitadas e remoções de gases de efeito estufa, contribuindo com decisões governamentais mais sustentáveis em áreas como transporte e mobilidade, mudança de uso do solo, consumo energético e resíduos.

Além de mensurar impactos ambientais, a ferramenta apoiará análises no licenciamento ambiental e urbanístico, e orientará ações de compensação nos casos em que houver aumento das emissões. O IPEDF ficará responsável por capacitar os técnicos do governo para o uso adequado da ferramenta, garantindo a correta aplicação nas diferentes áreas da administração pública.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica da Seec-DF, Otávio Veríssimo, lembra que a Calculadora Verde não é apenas um instrumento formal de controle de problemas ambientais: “É uma ferramenta estratégica do GDF para estar na vanguarda da economia verde”, aponta 

O gestor também reforça que o programa que a criou tem três objetivos: contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, preservar o Cerrado e explorar o potencial de novas receitas para os cofres do GDF, por meio do mercado de créditos de carbono.

A metodologia será revisada periodicamente, assegurando atualizações que acompanhem os avanços técnicos e as exigências ambientais locais.

“A Calculadora Verde representa um avanço concreto no compromisso do Distrito Federal com a neutralidade de carbono. É uma ferramenta que reforça a responsabilidade ambiental de cada projeto público, garantindo que o desenvolvimento da nossa cidade caminhe lado a lado com a preservação do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

*Com informações do IPEDF

Artigos Relacionados