
Hemocentro de Goiás realiza primeira transfusão inédita de sangue raro
Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz realizou primeira transfusão de sangue de um tipo sanguíneo raro, na terça-feira (16)
Projeto de vereador local pede retirada do nome do Rei de praça, ginásio, estádio e avenida na cidade
Um projeto na Câmara Municipal de Três Corações pode acarretar na retirada de homenagens a Pelé em quatro pontos da cidade mineira. A proposta é do vereador Ricardo Ferreira (Avante), o Ricardinho do Gás, e tem previsão para ser discutida nesta quinta-feira pela Comissão de Justiça. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Natural do município, o Rei dá nome à Praça Pelé, ao ginásio municipal da cidade (o Pelezão), à Avenida Rei Pelé e ao Estádio Rei Pelé, casa do Atlético Tricordiano. Algumas delas são homenagens recentes, posteriores à morte do ícone do futebol brasileiro.
A assessoria do vereador informou à Folha que uma das motivações do projeto é a ideia de que o grande número de homenagens seria “jogar a história de Três Corações no lixo”.
Das possíveis mudanças, a mais polêmica seria a da praça, que voltaria a se chamar Coronel José Martins. A mudança do nome do local, em 2022, é resultado uma luta do artista plástico local Fernando Ortiz, ativista pelo legado do Rei na cidade. Convidado às discussões do projeto na Câmara, ele alega, com base em estudos, que o coronel que dava nome à praça era um fazendeiro escravagista.
Na praça, conhecida informalmente pelo nome do Rei antes mesmo da mudança oficial, há uma estátua de Pelé levantando a taça Jules Rimet desde 1971. Os antigos nomes do ginásio e do estádio, Vilelão e Elias Arbex, respectivamente, eram homenagens a antigos prefeitos da cidade.
Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz realizou primeira transfusão de sangue de um tipo sanguíneo raro, na terça-feira (16)
Ibaneis Rocha esteve no palco dos Jogos nesta quarta-feira (17) e falou da importância da competição que reúne quase 5 mil atletas de todo o país
Ex-presidente apresentou melhora dos sintomas e da função renal
Ex-presidente segue hospitalizado em Brasília para reavaliação médica