
Solenidade na CLDF comemora 25 anos da Liga Independente das Quadrilhas Juninas do DF
Doutora Jane celebra o legado cultural que remonta às origens portuguesas, indígenas e africanas que formaram identidade nacional
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos do acidente vascular cerebral.
Foto: Diogo Lima/Agência CLDF
A Câmara Legislativa aprovou, na terça-feira (20), o projeto de lei 1708/25, que institui a campanha Maio Vermelho no âmbito do Distrito Federal. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos do acidente vascular cerebral.
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição clínica caracterizada pela oclusão (AVC isquêmico) ou ruptura (AVC hemorrágico) de uma das artérias que irrigam o cérebro. Cerca de 85% dos casos são AVCs isquêmicos: o tecido cerebral entra em sofrimento por falta de irrigação. Os AVCs hemorrágicos, por sua vez, são quase sempre mais dramáticos, com sangue invadindo o encéfalo e as meninges.
Autor do projeto, o deputado Martins Machado (Republicanos) explica a importância da campanha. “A campanha que propomos neste projeto de lei busca auxiliar a população e os profissionais a reconhecerem os primeiros sinais de um AVC, bem como divulgar quais são os serviços de saúde mais próximos capazes de receber e tratar os pacientes”, afirma o distrital. O projeto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e segue para sanção ou veto do governador.
Doutora Jane celebra o legado cultural que remonta às origens portuguesas, indígenas e africanas que formaram identidade nacional
PEC aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições
Mais de 5 milhões de títulos foram cancelados, diz TSE
Projeto deverá ser votado no Plenário na próxima semana