
Giro Distrital: debate sobre violência nas escolas é destaque da semana
Já está no ar a 160ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília.
A solenidade é de autoria do deputado Martins Machado
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF
Sessão solene realizada pela Câmara Legislativa durante a noite desta terça-feira (29) vai celebrar o Dia Internacional da Dança. O evento acontece por iniciativa do deputado Martins Machado (Republicanos), a partir de 19h, no auditório, e terá transmissão pela TV Câmara Distrital.
O deputado justifica o evento, lembrando que a dança é uma das três principais artes cênicas desde a antiguidade, ao lado do teatro e da música. “A sessão tem como objetivo reconhecer e homenagear os profissionais da dança que, com talento e dedicação, promovem cultura, inclusão, saúde e educação por meio do movimento. A dança é uma expressão profunda da alma humana. Une pessoas, rompe barreiras e transforma vidas. É nosso dever como representantes do povo valorizar e impulsionar essa modalidade artística”, destacou Martins Machado.
Entre os convidados para a solenidade estão o deputado federal Júlio César (Republicanos), o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, o professor Paulo Humberto e a professora, Marília Carmo, além de representantes de entidades ligadas à dança.
A dança reúne possibilidades tão distintas quanto o balé clássico, a dança moderna, a street dance e a dança de salão. São múltiplas aplicações. Na educação, por exemplo, pode ser trabalhada, entre outras questões, como linguagem artística, forma de expressão ou de socialização. Há graduações e pós-graduações específicas na área de dança como bacharelados que qualificam profissionais, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo e ainda as licenciaturas que formam os professores de dança.
Já no esporte é aplicada de forma instrumental, por exemplo, na ginástica ou nas lutas, além de envolver aspectos como o desenvolvimento motor, biopsicossocial ou trabalhada como atividade para condicionamento físico, emagrecimento, bem-estar e saúde.
Além disso, “dançar pode auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, síndrome do pânico, transtorno bipolar e depressão”, registra o parlamentar no requerimento que deu origem à sessão solene.
Já está no ar a 160ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília.
Partido se reúne nesta manhã para deliberar sobre união; caciques minimizam impasses
Corte referendou decisão do ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para defesa enviar laudos médicos
Nova agremiação vai reunir as maiores bancadas da Câmara e do Senado