
Justiça Eleitoral recebe pedidos de voto em trânsito até dia 20 deste mês
Pedido deve ser feito na página do TSE na internet

A audiência foi uma iniciativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e contou com a participação de profissionais da área, representantes de classe e do Governo do Distrito Federal.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na segunda-feira (8), audiência pública para debater o projeto de lei 848/2024, do Poder Executivo, que traz mudanças na carreira de enfermagem da Secretaria de Saúde.
A presidente da CAS, deputada Dayse Amarilio (PSB), saudou o projeto de lei e explicou a sua importância. “Esse projeto veio de uma longa luta da categoria. O governador encaminhou o projeto e há o compromisso dos parlamentares para aprovação. O projeto faculta ao enfermeiro a mudança de especialidade de enfermagem conforme as necessidades do serviço e seu interesse expresso, sem interferência na carreira”, afirmou.
A secretária de saúde do DF, Lucilene Florêncio, ressaltou que o propósito do projeto é garantir direitos ao enfermeiro generalista, que hoje atua em diversas áreas para onde irão ser lotados os novos enfermeiros especialistas. “Existe sempre o temor do enfermeiro generalista que está na atenção primária de que ele será retirado de lá. Isso não será feito. O nosso entendimento é de que se os enfermeiros generalistas desejarem permanecer na saúde da família, eles irão ficar. O mesmo vale para os enfermeiros generalistas que estão nos centros obstétricos”, garantiu a secretária.
Para o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Jorge Henrique Filho, o projeto é bem-vindo. “Esse projeto é para profissionalizar nossa força de trabalho. Criar as carreiras de enfermeiro da família e de enfermeiro obstetra é uma orientação para reorganizar a gestão do trabalho”, afirmou. Representando a Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade, Renes Amaral disse que o PL é fundamental para fortalecer a atenção primária no DF. “Temos hoje no DF um profissional qualificado na atenção primária. Faz toda a diferença atender o paciente onde ele mora, inserido na comunidade, na família. Esse PL vai trazer segurança jurídica para trabalharmos”, disse.
A enfermeira Karine Afonseca, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (seção DF), observou que o projeto é importante, mas chega com algum atraso. “O mercado privado já observa a importância dos enfermeiros especialistas. As nossas seleções públicas é que não estão absorvendo a mão de obra especializada que estamos formando”, explicou. O PL 848/2024 segue tramitando nas comissões permanentes da Casa e em seguida será encaminhado para votação em plenário.

Pedido deve ser feito na página do TSE na internet

Ministro das Relações Exteriores concedeu entrevista ao jornal argentino Clarín neste domingo

Imóvel localizado no bairro de Botafogo, na Zona Sul da capital, foi comprado por R$ 1 milhão, e retomado pela Caixa Econômica por dívida

Declaração ocorre uma semana após Flávio Bolsonaro pedir mais transparência em urnas
