POLÍTICA

Câmara Legislativa homenageia programas de qualificação profissional do DF

21 de novembro, 2025 | Por: Amanda Gonçalves-estagiária sob supervisão de Bruno Sodré/Agência CLDF

Solenidade foi proposta pelo deputado Robério Negreiros e contou com a participação da vice-governadora Celina Leão

Foto: Luã Fontenele/Gab. Robério Negreiros

Com mais de 34 mil empregos formais criados no Distrito Federal no primeiro semestre de 2025, os programas de qualificação profissional Renova-DF, Qualifica-DF e Fábrica Social foram homenageados no plenário da Câmara Legislativa na noite de quarta-feira (19). A cerimônia, presidida pelo deputado Robério Negreiros (PSD), reuniu autoridades governamentais, representantes empresariais e beneficiários dos projetos que destacaram a importância da continuidade e expansão das iniciativas de capacitação.

Durante discurso inicial, Negreiros ressaltou que os programas representam o compromisso do Governo do Distrito Federal com a formação profissional, a inclusão social e a criação de oportunidades de trabalho. “Programas como Renova-DF, Qualifica-DF e Fábrica Social mostram que qualificar é incluir e transformar. Eles não apenas ensinam oficios, mas devolvem esperança, autoestima e perspectiva de futuro a milhares de pessoas”, enfatizou. 

Em meio às homenagens, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Ivan Alves dos Santos, anunciou a realização da primeira edição do Feirão do Emprego, evento que oferece mais de 4 mil vagas de trabalho para a população do DF. O encontro acontece entre 24 a 28 de novembro, na área central de Brasília, ao lado da Biblioteca Nacional e próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

Segundo o secretário-adjunto, a feira de empregos marcada para novembro é um projeto-piloto que ajudará a estruturar uma feira anual de grande porte, que ampliará as oportunidades de emprego e capacitação no DF. “O Feirão é mais um projeto que queremos implementar no Distrito Federal. Queremos testá-lo agora para poder lançar, entre abril e maio [de 2026], uma grade feira do trabalhador comemorando o mês do trabalho”, disse Santos.

Renova-DF

Ao longo da sessão solene, os presentes destacaram os impactos econômicos e sociais do Renova-DF, programa que combina capacitação técnica na área da construção civil com a recuperação de espaços públicos. Desde que foi criado, a iniciativa já formou mais de 27 mil pessoas e revitalizou mais de 2 mil espaços no Distrito Federal, sendo reconhecida como um dos maiores programas de qualificação profissional e social do país.

Parte do sucesso alcançado pelo projeto é resultado da Lei 7.728/2025, de autoria de Negreiros, que determina que pelo menos 5% dos profissionais contratados em obras do GDF sejam formados pelo Renova-DF. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Cleber Valadão Júnior, lembrou que a aplicação da norma enfrentou dificuldades iniciais no setor da construção.

Mesa da sessão solene (Foto: Luã Fontenele/Gab. Robério Negreiros)

Segundo Valadão Júnior, a versão inicial do Renova-DF disponibiliza uma formação ampla, voltada para diferentes atividades da construção civil, mas sem foco direto em necessidades específicas das empresas do setor. A partir de uma reunião com os secretários de Estado de Governo e da Sedet-DF, foi criada uma segunda etapa do programa, chamado Renova-DF 2, em parceria com a Federação das Indústrias (Fibra-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), que oferece ensino complementar à capacitação inicial de três meses. 

O presidente do Sinduscon-DF ressaltou que ajustes no programa são fundamentais para ampliar seus resultados. Ele também frisou o orgulho da associação em contribuir para melhorias do Renova-DF. “Dá muito orgulho para o Sindicato da Indústria da Construção Civil fazer uma pequena parte desse processo todo que vai trazer muita dignidade, no final do dia, para muitas pessoas”, enfatizou Valadão Júnior.
 

Qualifica-DF e Fábrica Social

Iniciado em 2021, o Qualifica-DF oferta 70 cursos gratuitos, com 25 mil vagas, em diversas áreas, incluindo tecnologia, indústria, comércio, saúde e agronegócio. Em 2022, foi lançada a versão móvel do programa, que leva cursos de qualificação rápida e gratuita para diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, especialmente, onde há maior demanda social. Juntos, os dois projetos contabilizam mais de 90 mil formações.

Na solenidade, Danielle Carvalho Alves Amaral, subsecretária de Qualificação Profissional, destacou a responsabilidade do órgão de planejar, acompanhar e fiscalizar todas as etapas do programa. “Nós temos pessoas preocupadas que cuidam dos procedimentos licitatórios, das fiscalizações das parcerias, dos contratos e das revitalizações. O corpo técnico da Subsecretária de Qualificação Profissional é feito de pessoas humanas, que entendem a importância desses projetos”, salientou.

Plenário da Câmara Legislativa (Foto: Luã Fontenele/Gab. Robério Negreiros)

Já o Subsecretário de Integração das Ações Sociais, Ricardo Lustosa, enalteceu a reestruturação do Fábrica Social. Criado pelo GDF em 2013, o programa oferece educação profissional gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente as inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Desde que foi reorganizado, o programa já capacitou mais de 3 mil pessoas. “Fizemos uma obra de reparo na Fábrica Social, para viver um novo tempo e uma nova fase. A Fábrica Social conseguiu alavancar e sair de um estado na qual ela era apenas um coadjuvante para um protagonista de resultados”, ressaltou Lustrosa.

“Quando entrei no programa, não acreditava mais em mim. Meu foco era apenas meu filho, o trabalho e os desafios da maternidade atípica. Eu já não me via mais como mulher, como profissional, mas o Renova foi um divisor de águas. Ele me deu a oportunidade de me redescobrir, de me ver capaz novamente.” — Nayara Cristina Caetano, mãe de criança autista e participante do Renova-DF.

Testemunhos

Presente na solenidade, a vice-governadora Celina Leão (PP) enalteceu os programas de qualificação profissional e compartilhou os testemunhos diários que escuta de beneficiários que encontraram emprego, conseguem gerar renda e desejam continuar aprendendo. A vice-governadora salientou que os cursos de qualificação não apenas possibilitam que os participantes aprendam uma formação, mas também permitem que eles superem barreiras sociais e pessoais.

Robério Negreiros e Celina Leão (Foto: Luã Fontenele/Gab. Robério Negreiros)

“Às vezes, a única coisa que uma pessoa precisa é de uma oportunidade. Só deles estarem ali, eles já deram muitos passos. Imagina o quanto é difícil para uma mãe deixar um filho. Para uma mulher que nunca saiu de casa, convencer que tem que sair, porque vivemos ainda um machismo muito grande no nosso país”, frisou Celina Leão.

Itamar Marinho Nunes, ex-morador de rua que participou do Renova-DF, compartilhou sua trajetória desde o período em que enfrentou a vulnerabilidade social até a transformação que vivenciou após ingressar no programa. “Eu passei 10 anos na rua. Não vendia drogas, não comprava. Mas eu tinha um tumor no cérebro que me fazia surtar. Era suficiente para ser tratado como lixo. Bem no começo do Renova-DF, tive a oportunidade de entrar como morador de rua e, hoje, o resultado é maravilhoso”, relatou Nunes.

Ao fim da cerimônia, mais de cem homenageados foram agraciados com moções de louvor. O evento também contou com a presença do presidente da Fibra-DF, Jamal Jorge Bittar, e do diretor regional do Senai-DF, Marco Antonio Secco. A solenidade foi transmitida pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e está disponível no canal da CLDF no YouTube.

Amanda Gonçalves, estagiária sob supervisão de Bruno Sodré – Agência CLDF

Artigos Relacionados