
Secretaria define o calendário da feira de artesanato Raízes do Entorno
Evento reforça o empreendedorismo integrado, criando diálogos e políticas para economia criativa

O evento ocorre no Foyer do Plenário, a partir das 18h30

Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF
Nesta terça-feira (23), a Câmara Legislativa inaugura a mostra “Brasília é um Templo”, com cenas de religiosidade ecumênica registradas pelos fotógrafos do grupo Galera do DIS – Diário de Inclusão Social. O evento ocorre no Foyer do Plenário, a partir das 18h30. Os 10 artistas selecionados para a mostra — e outros que integram o Galera do DIS — são pessoas com deficiência intelectual que defendem a inclusão como ferramenta de transformação social.
O distrital Robério Negreiros (PSD) abriu as portas da CLDF para receber a mostra. Sob a orientação da fotógrafa Gisele Santos, que também é curadora da exposição, ao longo do ano o grupo não apenas fez imagens dos templos da capital como também estudou aspectos das diversas culturas religiosas representadas.
“A imersão no tema reverbera na vida dos participantes, porque traz aprendizado, autoestima. Eles começam a ter uma carga de conhecimento para se relacionar socialmente. Eles se sentem orgulhosos disso e a gente mais ainda”, relatou Gisele. Ele ainda enfatizou que a sociedade precisa ampliar seu olhar para as PCDs, e prestigiar os trabalhos que exercem em diferentes campos.
Idealizadora do Galera, Lourdes Lima explica que o grupo se formou há cerca de seis anos e que desde então lançam, anualmente, uma nova mostra com temáticas diferentes. O embrião nasceu da exposição “21 motivos pra celebrar”, do fotógrafo Mohammed, que tem Síndrome de Down (cujo nome científico é Trissomia 21). A mostra retratava o cotidiano de jovens com essa deficiência intelectual. A partir dessa iniciativa, Lourdes sugeriu mudar a posição: quem havia sido fotografado assumiu a posição de fotógrafo.
“A cada ano eles evoluem, crescem, a visão deles se dilata. Cada projeto exige essa melhoria. Com isso aprendemos que só precisamos dar a oportunidade”, declara Lourdes. Participam do Galera pessoas com deficiências variadas. A inauguração será transmitida ao vivo no YouTube da Casa.

Evento reforça o empreendedorismo integrado, criando diálogos e políticas para economia criativa

As sessões tiveram início em janeiro, nos dias 20 e 23, e seguem acontecendo em fevereiro, nos dias 6, 11, 12 e 13

Programação carnavalesca segue até 1º de março. Neste final de semana, capital também terá outros eventos com entrada gratuita e promovidos com recursos ou apoio do Governo do Distrito Federal

Venha se divertir com essa comédia que transforma as delícias e desafios da vida a dois em gargalhadas. Afinal, amar também é saber rir com (e de) quem a gente ama.
