Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Câmara Legislativa vai debater medidas de prevenção e combate à dengue nesta terça (12)

9 de novembro, 2024 / Por: Agência CLDF

O evento será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Câmara Legislativa vai debater medidas de prevenção e combate à dengue nesta terça (12)
Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

Na próxima terça-feira (12), às 10h, no plenário, a Câmara Legislativa do Distrito Federal vai debater, em audiência pública, medidas eficazes de prevenção e combate à dengue.

O autor da iniciativa, deputado João Cardoso (Avante), reforça que o objetivo é prevenir epidemias de dengue no DF, doença que tem causado grande preocupação. Ele cita que o Brasil atravessa o pior ano de sua história em relação à doença, e o DF a maior incidência de casos de dengue no País, com 8,7 mil infecções para cada 100 mil habitantes, alega.

O parlamentar lamenta as 323 mortes até maio deste ano e alerta que a chegada da estação das chuvas, neste mês, intensifica o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, tornando essencial a implementação de ações preventivas.

“Prevenir epidemias de dengue é uma tarefa coletiva, que envolve não só políticas públicas eficazes, mas também a conscientização de cada cidadão. É por isso que estamos convocando esta audiência, para ouvir especialistas, autoridades e a população, com o objetivo de construir soluções que realmente protejam a saúde das nossas famílias”, argumenta.

Foram convidados para o evento a secretária de Saúde do DF, Lucilene Queiroz; o secretário do Meio Ambiente do DF, Gutenberg Gomes; a secretária de Educação do DF, Hélvia Fraga; os representantes da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF, Fabiano dos Anjos Martins; da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Juliane Maria Malta; dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS), Wesley da Silva; do Conselho de Saúde do DF, Domingos de Brito Filho; além do epidemiologista Divino Valero Martins e a mestre em Medicina de Família e Comunidade pela Fiocruz, Fabiana Fonseca, entre outras autoridades e especialistas da área.