
Guará recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta sexta
Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Inaugurada em maio deste ano, a iniciativa tem como objetivo levar dignidade menstrual para mulheres
Mais dignidade para quem menstrua: desde maio, o programa Absorva o Bem, do Governo do Distrito Federal (GDF), já distribuiu mais de 4,5 mil absorventes em 59 pontos de coleta espalhados pelo DF. Um deles é a Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, onde mulheres como Magda Maria Rodrigues, 52 anos, que hoje faz curso de camareira no local, celebram a iniciativa como um passo importante no combate à pobreza menstrual.
“Chegar a um banheiro e ter acesso a esse serviço é muito importante. Às vezes, por um imprevisto, a pessoa precisa voltar para casa. Ter absorvente disponível aqui é maravilhoso”, afirma a cuidadora de idosos. Além de garantir dignidade, Magda enxerga o projeto como um gesto de cuidado. “O preço pesa muito para quem não pode comprar. Ter esse acesso traz mais tranquilidade para as mulheres”, completa.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac) e busca combater a pobreza menstrual, promover a inclusão e enfrentar desigualdades. “O projeto Absorva o Bem é uma iniciativa que leva dignidade para as mulheres nos ambientes públicos. Nos ajuda a enfrentar problemas de saúde pública e de evasão escolar ao facilitar o acesso aos absorventes e mostra que o olhar cuidadoso do Estado promove a inclusão de quem mais precisa”, destaca a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Mais que a distribuição de itens básicos de higiene, a campanha também promove conscientização. Todos os pontos contam com QR Codes que direcionam para informações sobre o projeto, endereços de coleta, formas de doação e conteúdos educativos sobre dignidade menstrual.
“Queremos estimular a empatia e a colaboração entre a comunidade”, explica Clara Roriz, Secretária de Atendimento à Comunidade. “A instalação dessas caixas é um passo importante para assegurar o acesso ao item de higiene sem constrangimento ou dificuldade”, acrescenta.
Como não menstrua mais, Luciene Alves, 57 anos, busca participar da iniciativa deixando absorventes nos pontos de coleta para outras mulheres que precisam. “Uma mulher ajuda a outra, e gosto de fazer parte dessa corrente do bem”, conta a microempreendedora, que defende a ampliação do projeto. “O GDF fez uma proposta importante para nós, mulheres. Espero que se estenda a lugares com grande circulação de pessoas, como faculdades e centros comunitários.”
Genilda Rodrigues, 61 anos, também celebra o avanço. “Quando eu era jovem, a realidade era outra. Sofremos muito. Hoje, há mais acesso e liberdade para falar sobre o assunto. O governo está de parabéns”, diz a dona de casa.
A assessora especial da Subsecretaria de Promoção da Mulher da Secretaria da Mulher (SMDF), Selma de Melo, afirma que o projeto ameniza um desafio enfrentado por muitas mulheres. “São dias difíceis, com cólicas e desconfortos. Muitas deixam de comprar absorventes para garantir a alimentação dos filhos. Essa rede de apoio é essencial e deve chegar a ainda mais equipamentos públicos”, ressalta.
A população pode utilizar os produtos nos pontos solidários ou contribuir com doações. Empresas e organizações da sociedade civil também podem se tornar parceiras da campanha.
– Telefone: 61 3312-9985
– WhatsApp: 61 98199-0312
– E-mail: [email protected]
– Administrações Regionais do Cruzeiro, Paranoá, Park Way, São Sebastião, Brazlândia, Ceilândia, Guará, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Santa Maria, SCIA, SIA, Sobradinho, Sobradinho II, Sudoeste, Taguatinga e Vicente Pires;
– Núcleos de Assistência Jurídica da Defensoria Pública de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho e Núcleo Bandeirante;
– Procuradoria Geral do DF;
– Arquivo Público do Distrito Federal;
– Fundação Hemocentro de Brasília (FHB);
– Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab);
– Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh);
– Secretaria de Estado de Saúde (SES) – UBS 02 Asa Norte, UBS 01 Asa Sul, UBS 03 Samambaia, Clínica da Família nº 4 Samambaia, UBS 11 Samambaia, Clínica da Família Recanto das Emas, UBS 07 Samambaia;
– Secretaria de Estado da Família e Juventude (SEFJ);
– Secretaria de Estado de Economia (Seec);
– Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP);
– Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti);
– Secretaria de Estado da Mulher – Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia, Espaço Acolher Paranoá, Centro de Atendimento Especializado à Mulher de Planaltina, Centro de Referência em Atendimento à Mulher do Recanto das Emas, Espaço Acolher de Samambaia, Espaço Acolher de Sobradinho e Centro de Referência em Atendimento à Mulher de Sol Nascente;
– Palácio do Buriti.

Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Obra autorizada pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (6), vai melhorar o fluxo de veículos e beneficiar 15 mil motoristas que trafegam diariamente pela região

Corporação vai garantir a segurança preventiva, apoiando os protocolos de proteção de autoridades e delegações

Convocação faz parte do programa Regulariza DF; documentação deve ser entregue até dia 14
