
Fiscalização autua mais de 40 condutores alcoolizados no fim de semana
Agentes de trânsito flagraram 20 motoristas dirigindo sem possuir habilitação
Com extenso calendário de ações, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade e ampliar o debate em locais públicos de alta circulação
Lançada nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), a Campanha Agosto Lilás 2024. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher. A ação contará com diversos eventos destinados a divulgar a Lei Maria da Penha, os serviços especializados da rede de atendimento à mulher e os mecanismos de denúncia. Serão realizadas palestras, caminhadas, encontros, distribuição de material informativo e ações de mobilização para fortalecer e consolidar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Na primeira ação do calendário, que conta com mais de 50 atividades realizadas em parceria com diversos órgãos governamentais e a sociedade civil, a SMDF está instalando totens alusivos à campanha em 11 regiões administrativas, como forma de chamar a atenção para a importância do combate à violência contra a mulher. Nesta sexta (2), será lançada a campanha Mulher, Não se Cale!, na praça ao lado da Feira Central de Ceilândia, às 9h30. Esta ação percorrerá as principais feiras do DF até o dia 22 de setembro, levando informações, apoio e conscientização sobre os tipos de violência de gênero.
Arte: SMDF
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a programação repleta de ações de esclarecimento e informação à população do DF visa sensibilizar todos sobre a importância da denúncia. “No ano em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, vamos reforçar a responsabilidade de todos no combate à violência contra a mulher e a importância da igualdade entre homens e mulheres. Diversificamos as ações para que todos façam parte desta campanha. O trabalho é contínuo e requer o esforço de toda a sociedade”, destaca.
Entre as ações previstas, estão a inauguração de três novos Comitês de Proteção à Mulher, no Lago Norte, na Estrutural e em Sobradinho; a exposição itinerante de 18 bancos vermelhos, em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha; a iluminação da Torre de TV; palestras em escolas públicas do DF; uma corrida no Eixão Norte e atividades voltadas para a campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação. Consulte aqui a programação completa.
A lei que institui o Agosto Lilás em todo o país prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. “A campanha faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que em 2023 completou 17 anos”, completa a secretária.
• Data – Sexta-feira (2)
• Local – Praça ao lado da Feira Central de Ceilândia
• Horário – 9h30
*Com informações da Secretaria da Mulher
Agentes de trânsito flagraram 20 motoristas dirigindo sem possuir habilitação
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Abordagem está prevista para passar por seis pontos no Plano Piloto
Serão 30 vagas para chefes de esquadrão e 120 para brigadistas de prevenção e combate a incêndios