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Campanha contra assédio no transporte público

1 de dezembro, 2021

Peças começam a ser veiculadas nesta quarta (1º) nas redes sociais, nas televisões ônibus e nos painéis eletrônicos da Rodoviária do Plano Piloto Uma campanha […]

Campanha contra assédio no transporte público
Foto: Divulgação

Peças começam a ser veiculadas nesta quarta (1º) nas redes sociais, nas televisões ônibus e nos painéis eletrônicos da Rodoviária do Plano Piloto

Uma campanha contra o assédio e a importunação sexual no transporte público começa a ser veiculada nesta quarta-feira (1º). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) produziu peças que estão sendo divulgadas nas redes sociais da pasta, nos televisores dos ônibus e nos painéis eletrônicos da Rodoviária do Plano Piloto para inibir e conscientizar quanto a atos que atentem contra a dignidade sexual.

 (crédito: Asley Ribeiro/Ascom/Metrô-DF)
(crédito: Asley Ribeiro/Ascom/Metrô-DF)

“Com o slogan “Embarque com o respeito”, as peças alertam as vítimas de assédio sexual para chamar a atenção de motoristas e cobradores e acionar o atendimento especializado”, explica o secretário da Semob, Valter Casimiro. A orientação da campanha é também para as vítimas procurarem ajuda pelos números 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) e 190 (Polícia Militar).

Essa campanha se junta a ações de prevenção ao abuso e à importunação sexual – que passou a ser crime em 2018, com pena que vai de 1 a 5 anos de reclusão, conforme a Lei Federal nº 13.718.

No transporte público coletivo, as mulheres contam com vagão exclusivo no metrô e linhas exclusivas no BRT Sul, que liga Gama e Santa Maria ao Plano Piloto.

No BRT, são 26 viagens nos horários de pico, sendo 12 na linha 2201 (Gama-Rodoviária do Plano Piloto) e outras 14 na 2301 (Santa Maria-Rodoviária do Plano Piloto).

Pela manhã, a operação acontece saindo dos terminais do Gama e de Santa Maria para a Rodoviária do Plano Piloto. À tarde, esses ônibus vão em sentido inverso: da rodoviária para os terminais das duas regiões.

Campanha internacional

A ação da Semob vai ao encontro da campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que se iniciou no dia 25 de novembro. A comemoração, que completa 30 anos em 2021, foi criada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres em 1991.

Assédio sexual em ônibus

Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher do DF

Realizada anualmente em cerca de 150 países, com mobilização da sociedade civil e do poder público, a campanha tem como objetivo conscientizar a população a respeito dos diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres.

* Com informações da Semob