
Senadores aprovam requerimento de urgência para votação rápida da PEC da Segurança
Texto já passou pela Câmara dos Deputados e foi aprovado na CCJ
Alegação é que perfis disseminaram desinformação contra a candidatura

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A campanha do candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender 221 postagens de parlamentares do PT, do coletivo de artistas 342 Artes, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Mídia Ninja e outros apoiadores da candidatura à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A representação foi protocolada no dia 9 deste mês e pede a suspensão de perfis que, segundo a campanha, disseminaram desinformação contra a candidatura de Flávio.
De acordo com o PL, os apoiadores de Lula teriam formado uma rede de collabs para publicar que o presidenciável seria a favor de cortes de aposentadorias, congelamento de benefícios sociais, entre outras postagens que seriam falsas.
No entendimento da campanha, os pedidos de suspensão das postagens não podem ser classificados como censura e visam impedir a circulação de “narrativas falsas”.
“Não se pede a cassação de perfis, a censura prévia de opiniões ou a responsabilização dos seguidores. As ordens inibitórias são delimitadas por narrativas cuja falsidade ou descontextualização está demonstrada, e ressalvam expressamente a crítica, a opinião e a divulgação de fatos verdadeiros”, afirmou a campanha.
No domingo (11), o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do caso, pediu que a campanha de Flávio apresente informações detalhadas sobre as acusações de irregularidades e individualize as condutas dos citados.
Após receber a manifestação, o ministro pretende julgar os pedidos da campanha de Flávio. Não há prazo para decisão.

Texto já passou pela Câmara dos Deputados e foi aprovado na CCJ

Projeto também perdoa dívidas inscritas até 13 de outubro; texto segue para o Senado

PEC obteve 75 votos favoráveis em dois turnos de votação

Usuários do aplicativo passaram a constatar tratamento desigual em pedidos similares que envolvem produção de imagens associadas ao senador ou a Lula, que acabavam negados