
Cartão do SUS passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número
Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema
“Eu só venho se for para tomar vacina ou se estiver doente”. A frase do contador Tiago Cerbele revela uma falta de cuidado ainda presente na vida dos homens adultos. Aos 37 anos, ele nunca fez o acompanhamento necessário após uma cirurgia bariátrica, não se submete a um exame de sangue desde 2019 e vive …
Continue reading “Campanha destaca os cuidados com a saúde masculina”
“Eu só venho se for para tomar vacina ou se estiver doente”. A frase do contador Tiago Cerbele revela uma falta de cuidado ainda presente na vida dos homens adultos. Aos 37 anos, ele nunca fez o acompanhamento necessário após uma cirurgia bariátrica, não se submete a um exame de sangue desde 2019 e vive na tentativa de driblar as dores das pedras nos rins. “Só vou ao hospital quando ataca”, relata.
O morador da Asa Norte faz o relato dentro de uma unidade básica de saúde (UBS), enquanto aguarda uma consulta da esposa. A fala reflete os números da Secretaria de Saúde (SES): de 1,6 milhão de consultas realizadas entre janeiro e outubro nas 174 UBSs do Distrito Federal, só 33,5% foram para atender homens.
O índice cai para 27,5% quando se refere aos procedimentos de avaliação antropométrica (peso e altura) e aferição da pressão arterial. Os dados são relativos às pessoas com pelo menos 19 anos, o que reitera outra situação relatada por Tiago Cerbele: “Do meu filho, eu cuido. É de madrugada, é a hora que for preciso. Só não cuido de mim”.
É para alertar homens como Tiago que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo agora vai além do cuidado com o câncer de próstata; alerta para a saúde masculina de maneira integral. “Os homens procuram menos a prevenção. Só buscam os hospitais quando as doenças já se instalaram”, diz o médico urologista Álvaro Canuto, referência técnica distrital (RTD) da área na Secretaria de Saúde.
Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema
Boletim da Saúde aponta piora da qualidade do ar, principalmente em ponteos como a Fercal e o Jardim Zoológico
Unidade de referência no DF amplia acesso, agiliza diagnósticos e promove mais qualidade de vida para quem recebe o diagnóstico
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas