ESPORTES

Campeão da Libertadores com o Botafogo, Artur Jorge é eliminado da Champions asiática e pode ficar de fora da próxima edição

12 de março, 2025 | Por: Agência O Globo

Treinador português precisa de uma retomada improvável já na próxima rodada do campeonato do Catar para reverter sequência de maus resultados

Artur Jorge durante vitória do Botafogo sobre o Palmeiras pela Libertadores. Foto: Vitor Silva / Botafogo

A vida de Artur Jorge no Al-Rayyan, do Catar, não está fácil. Menos de quatro meses depois de erguer a taça da Libertadores como comandante do Botafogo, o treinador português se despediu de maneira precoce de outro torneio continental nesta terça-feira, com a eliminação de sua equipe na Champions da Ásia. o time foi vencido mais uma vez pelo Al-Ahli da Arábia Saudita e deixou a competição nas oitavas de final com um placar agregado de 5 a 1.

Entre os jogadores do Al-Rayyan que sofreram o novo revés nesta terça, estão seis brasileiros: o goleiro Paulo Victor; o volante Thiago Mendes; o meia Rodrigo Tabata; e os atacantes Gabriel Pereira, Romarinho e Roger Guedes. No campeonato nacional do Catar, a situação também não é boa: a equipe ocupa apenas a quinta colocação, a três posições das vagas para a Champions Asiática da proxima temporada. Com 13 pontos de diferença para o vice-líder e apenas quatro rodadas para o final da temporada, a chance de classificação direta está matematicamente descartada.

Há ainda uma outra maneira de garantir a vaga na proxima edição do torneio. Em maio, os 16 clubes cataris — incluindo quatro amadores — disputam a Copa do Emir, e o campeão tem como prêmio a vaga na Champions da Ásia. Assim, a equipe ainda pode garantir a classificação de duas maneiras: com o título, ou caso os dois primeiros colocados, Al-Duhail e Al-Sadd vençam a competição, o que daria ao terceiro colocado o último passaporte para o torneio continental.

Ainda assim, a equipe precisa tirar a diferença de 10 pontos para o terceiro colocado, Al-Gharafa. Assim, o Al-Rayyan precisa vencer os proximos quatro duelos e contar com quatro derrotas do adversário. Qualquer cenário diferente deste já na proxima rodada — a falha em garantir os 3 pontos contra o Al-Ahli, quarto colocado, ou um triunfo do Al-Gharafa sobre o Al-Duhail, líder — já impede a classificação matemática para a Champions da Ásia.


BS20250312011055.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/03/campeao-da-libertadores-com-o-botafogo-artur-jorge-e-eliminado-da-champions-asiatica-e-pode-ficar-de-fora-da-proxima-edicao.ghtml

Artigos Relacionados