
Projeto atendeu a 1,4 mil crianças e adolescentes na Estrutural e no Sol Nascente
Iniciativa oferece serviços gratuitos de odontologia e oftalmologia, com exames e distribuição de óculos de grau. Próxima cidade será Samambaia, de 2 a 13 de março

Ao todo as duas unidades hospitalares acrescentarão 160 leitos ao sistema de saúde do DF
Os canteiros e tapumes das obras de construção do Hospital do Recanto das Emas (HRE) e do Hospital Clínico Ortopédico (HCO), no Guará. Nesta quarta-feira (22) chegaram os containers para as equipes de trabalho no Guará. Nos próximos dias, outros chegam ao Recanto das Emas.

“São duas obras de suma importância para ampliação da rede de atendimento em saúde para o cidadão”, enfatiza o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite. “O governador Ibaneis Rocha pediu empenho e foco máximo para que essa largada na atuação in loco fosse dada o quanto antes”, complementa.
De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a construção das unidades é fundamental para ampliar o atendimento, por conta do aumento populacional, além de ser relevante para oferecer serviços especializados. “O investimento em infraestrutura é complementado por outras iniciativas, como a compra de equipamentos e o reforço no número de profissionais”, detalha.
O HRE vai contar com 100 leitos de internação, sendo 60 para clínica médica, 30 para clínica pediátrica e 10 para UTI pediátrica. A unidade deverá atuar como referência clínica e pediátrica, incluindo serviços cirúrgicos. A localização dele é a Quadra 104 do Setor Hospitalar do Recanto das Emas.
Já o HCO vai ter 160 leitos, sendo 140 de enfermaria — contemplando os atendimentos clínico adulto e cirúrgico ortopédico adulto — e 20 de UTI adulto. Localizado na QE 23 do SRIA II, no Guará, o complexo será o sexto hospital da rede da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) habilitado para atuar como unidade de assistência de alta complexidade em traumato-ortopedia.
Nas últimas semanas, já ocorreu a limpeza da vegetação, faltando autorizações dos órgãos ambientais para as supressões arbóreas necessárias. Anteriormente a essa etapa, as empresas contratadas para as construções elaboraram os projetos para as unidades. Cumprida essas etapas, a próxima é a terraplanagem dos terrenos.
Em setembro do ano passado, o Tribunal de Contas do Distrito Federal liberou a continuidade dos processos licitatórios para a construção dos hospitais pela Novacap. Além disso, para dar transparência a todo o processo, o tribunal determinou que, após a escolha das vencedoras do processo, avaliaria projetos básicos, orçamentos, cronogramas e outras documentações antes do início das obras.
Outra unidade hospitalar, o Hospital de São Sebastião (HSS), aguarda a aprovação do TCDF para ser construído. O projeto prevê 100 leitos. O objetivo é de que a unidade, de 16 mil metros quadrados e localizada em Alto Mangueiral, na Vila do Boa, seja modelo em assistência médica, eficiência ambiental e economia de recursos não renováveis. (Com informações da Novacap).

Iniciativa oferece serviços gratuitos de odontologia e oftalmologia, com exames e distribuição de óculos de grau. Próxima cidade será Samambaia, de 2 a 13 de março

Ações de fiscalização visam à garantia de que todos possam brincar o Carnaval sem problemas

Evento da Adasa no bloco infantil Baratinha, no domingo (15), ensina crianças a economizar recursos naturais

Em visita técnica neste sábado (14), vice-governadora esteve na Cidade da Segurança, reforçou a prevenção como eixo da operação e destacou a meta de manter os indicadores que consolidaram o DF como referência nacional
