Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Capacitação para profissionais da economia criativa

2 de fevereiro, 2022

Por meio de parceria, GDF investe na qualificação para o mercado de eventos corporativos e de turismo Profissionais da área de eventos são o público-alvo […]

Capacitação para profissionais da economia criativa
Foto: Arquivo / PMS

Por meio de parceria, GDF investe na qualificação para o mercado de eventos corporativos e de turismo

Profissionais da área de eventos são o público-alvo de um curso intensivo de dois dias organizado em parceria da Secretaria de Turismo (Setur) com o projeto Labfaz Cidadão – Laboratório dos Saberes e Fazeres Técnicos da Economia Criativa. A meta é investir na capacitação dessa categoria, uma das mais afetadas pela crise ocasionada pela pandemia de covid-19.

Profissionais da indústria criativa  tiveram de se reinventar para driblar as limitações da crise sanitária

Profissionais da indústria criativa tiveram de se reinventar para driblar as limitações da crise sanitária

DANIEL HERRERA/DIVULGAÇÃO/JC

Todas as atividades terão acompanhamento de profissionais da área

Realizadas sempre nos fins de semana, as aulas vão oferecer qualificação em áreas como as de recepção, limpeza, carregamento, assistência de camarim e catering (serviço de fornecimento de refeições coletivas). Os participantes receberão certificados emitidos pela Setur.

Para a secretária de Turismo , Vanessa Mendonça, atendimento é cartão de visitas. “Qualificar os trabalhadores nas áreas de serviço, cultura, turismo, gastronomia, eventos, transportes, é fundamental para transmitir empatia”, afirma a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Isso não é apenas para os visitantes, mas também para o público interno. A cidade, primeiro, precisa ser boa para a sua população; e, se for boa para a população, será boa para o visitante. Bom atendimento e garantia de informação qualificada são fundamentais como vitrine de um destino turístico.  E quem é bem-tratado, volta.”

O Acampamento Dandara é um dos locais onde estão sendo ministradas as aulas | Foto: Divulgação

A coordenadora do Labfaz Cidadão, Vera Verônika, também tem boas expectativas.  “Haverá uma grande demanda por prestadores e prestadoras desses serviços”, avalia. Gestora de eventos com larga experiência na linha de frente e nos bastidores, Vera lembra que, para exercer essas funções, é preciso investir em conhecimentos específicos. “A nossa cidade vem despontando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, o que aumenta a busca por essas trabalhadoras e esses trabalhadores”, reforça.

No primeiro dia do curso, sábado (5), haverá aulas expositivas sobre os bastidores de um evento e os requisitos de cada função. No segundo dia, um domingo, os participantes farão a montagem de um sarau cultural com palco, iluminação, equipamento de som e camarim. Tudo será feito com o acompanhamento e orientação de profissionais dessas áreas.

Confira, abaixo, os locais e as datas em que a capacitação será oferecida. Para participar, basta fazer a inscrição no local. Os cursos serão sempre das 9h às 17h.

* Acampamentos Dandara – Ponte Alta, próximo ao Gama. Datas: sexta e sábado (5 e 6).

* Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) – Taguatinga, dias 9 e 10.

* Acampamento Che Guevara – BR-060, depois de Samambaia. Dias 12 e 13.

* Acampamento Margarida Alves – Sobradinho, dias 19 e 20.

* Acampamento Carlos Lamarca – Planaltina, dias 23 e 24.

* Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês – L2 Sul, Quadra 615. Em 3 e 4 de março.

 

*Com informações da Secretaria de Turismo