
Túnel Rei Pelé é realidade e muda a vida dos moradores de Taguatinga
Uma das regiões mais tradicionais e populosas do Distrito Federal recebeu mais de R$ 500 milhões em obras de mobilidade, saúde, educação e requalificação urbana desde 2019

A terceira edição da ação, promovida pela SSP-DF, será no domingo (13), das 9h às 17h, entre as quadras 107/207 Norte
Foto: Carol Alonso/SSP-DF
A terceira edição da Caravana de Proteção Animal, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), será realizada no próximo domingo (13), no Eixão do Lazer, entre as quadras 107 e 207 Norte. A iniciativa leva à população serviços gratuitos voltados ao cuidado e à proteção de animais, além de ações de conscientização e incentivo à adoção responsável.
Das 9h às 17h, o público poderá aproveitar uma programação variada, que inclui vacinação, exames veterinários, orientações sobre maus-tratos, distribuição de mudas do cerrado, palestras educativas, sorteio de brindes, feira de adoção, doação de ração, desfile pet e demonstrações com cães de operações das forças de segurança.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destaca o compromisso da segurança pública com o bem-estar animal. “A integralidade é fazer com que a segurança pública esteja cada vez mais perto da comunidade. Temos uma legislação forte, uma delegacia especializada que vem fazendo um grande trabalho, assim como o Batalhão Militar Ambiental. Mas queremos ir além disso na proteção e no respeito aos animais e aos seus criadores”, afirmou.
A ação faz parte do eixo Cidade Mais Segura, do programa Segurança Integral, que busca fortalecer a ordem pública, promover a proteção ambiental e ampliar a percepção de segurança por meio de ações de proximidade com a população.
O Distrito Federal vem se destacando nacionalmente na política de proteção animal. Em 2023, foi criada a Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DCRA), a primeira unidade policial do país com essa finalidade. A iniciativa reforçou a atuação da Polícia Civil do DF no combate aos crimes de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros animais.
Já em 2024, o GDF deu mais um passo importante ao instituir a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal, com foco exclusivo na defesa dos direitos e no bem-estar de cães e gatos do DF. A pasta é responsável por desenvolver políticas públicas, articular parcerias e coordenar ações de atendimento veterinário, vacinação, controle populacional e reabilitação de animais vítimas de violência.
A Caravana conta com a participação integrada de diversas forças de segurança. A expectativa é de que a caravana atraia um grande número de visitantes e, principalmente, promova o engajamento da população na causa da proteção animal.
*Com informações da SSP-DF

Uma das regiões mais tradicionais e populosas do Distrito Federal recebeu mais de R$ 500 milhões em obras de mobilidade, saúde, educação e requalificação urbana desde 2019

Atendimento será reforçado para dar mais segurança ao público estimado em 100 mil pessoas

Cardápio especial será servido em todos os equipamentos, das 11h às 14h, com prato principal, acompanhamentos e sobremesa

Bioquímica e cofundadora do Sabin, Janete compartilha com o Sesc-DF valores que reforçam compromisso com atendimento de excelência, promoção da saúde e bem-estar da população
