
Exportações do setor de defesa atingem US$ 1,31 bilhão no 1º semestre de 2025
Indústria nacional comercializa com 140 países em todo continente
Prévia do índice oficial acelerou em novembro com pressão de alimentos, mas conta de luz dá alívio
A inflação medida pelo IPCA-15, índice que funciona como uma prévia do IPCA, usado nas metas do governo, ficou em 0,62% em novembro, acelerando em relação a outubro, quando fora de 0,54%.
A principal pressão veio dos alimentos e bebidas, que tiveram alta de 1,34%. As carnes subiram 7,54%, o óleo de soja teve alta de 8,38% e o tomate, de 8,15%.
Por outro lado, as contas de luz subiram bem menos. Em outubro, a alta fora de 5,29%. E, agora, foi de só 0,13%, graças à entrada em vigor da bandeira amarela em 1º de novembro.
Com o resultado de novembro, o IPCA-15 acumula alta de 4,77% em 12 meses, acima da meta da inflação estipulada pelo governo, que é de 4,5%. Analistas projetavam alta de 0,50% em novembro e 4,64% em 12 meses, segundo mediana das projeções reunidas pela Bloomberg. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira.
Em outubro, a pesquisa do IBGE apontou que a inflação já havia superado o teto da meta prevista para o ano. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta da inflação é de 3% mais 1,5 ponto percentual de tolerância para baixo ou para cima.
Se a taxa estourar o teto da meta, o presidente do Banco Central é obrigado a divulgar uma carta aberta explicando os motivos do não ter cumprido o objetivo fixado para 2024.
Indústria nacional comercializa com 140 países em todo continente
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Nova regulamentação incentiva embarcações menos poluentes e pode reduzir fretes em até 15%, gerando uma economia anual de até R$ 19 bilhões para empresas e consumidores
Ganhador é da cidade de Júlio de Castilhos e jogou pela internet