
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Unidade móvel faz diagnóstico gratuito da doença e orienta a população sobre os principais sintomas e tratamento. Atendimento será no estacionamento da administração regional até sexta-feira (26) Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília Após atender moradores de Planaltina, Asa Norte e Brazlândia, a Carreta da Hanseníase chega a Ceilândia, nesta segunda-feira (22). O atendimento será realizado no …
Continue reading “Carreta da Hanseníase chega a Ceilândia nesta segunda-feira (22)”
Unidade móvel faz diagnóstico gratuito da doença e orienta a população sobre os principais sintomas e tratamento. Atendimento será no estacionamento da administração regional até sexta-feira (26)

Após atender moradores de Planaltina, Asa Norte e Brazlândia, a Carreta da Hanseníase chega a Ceilândia, nesta segunda-feira (22). O atendimento será realizado no estacionamento da administração regional, das 9h às 17h, e servirá para realização de testes e esclarecimentos de dúvidas a respeito dos sintomas e tratamento da doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que ataca, principalmente, a pele e os nervos. Em um primeiro momento, a enfermidade provoca manchas na pele que apresentam alteração ou perda de sensibilidade. Além das manchas, o paciente também pode apresentar sintomas como fisgadas ou dormência nas extremidades; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular. A doença tem cura e o tratamento é oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para a diretora de Atenção Primária da Região Oeste, Sandra Araújo, o diagnóstico antecipado é fundamental para evitar o avanço da enfermidade e o consultório itinerante auxilia nesse trabalho. “A carreta inclui uma série de atividades essenciais na estratégia de controle da doença. A detecção precoce de casos é primordial para prevenir as incapacidades causadas pela hanseníase e para controlar os focos de infecção”, afirma Sandra.
A transmissão ocorre pelo contato próximo e frequente e pelas vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. A unidade móvel de saúde é equipada com quatro consultórios e reúne uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e farmacêuticos.
A Carreta da Hanseníase é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde, com o apoio do Hospital Universitário de Brasília, da Fundação Novartis e do Grupo de Apoio a Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah).
Carreta da Hanseníase – Unidade móvel com diagnóstico gratuito da doença
– Data: 22 a 26 de maio (segunda a sexta-feira)
– Horário: Das 9h às 17h
– Local: Estacionamento da Administração Regional de Ceilândia (QNM 13 módulo B Área Especial – Ceilândia Sul)
*Com informações da SES

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
