
Rede pública de saúde do DF ganha novos equipamentos de hemodiálise e oftalmologia
Investimento de R$ 5,09 milhões amplia a capacidade assistencial e moderniza hospitais do Distrito Federal

Ação em parceria com a Secretaria da Mulher ocorre de 24 a 29 de novembro, visa conscientização e diagnóstico precoce e passará por Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Plano Piloto
A Carreta de Mamografia da Fundação Laço Rosa chega ao Distrito Federal nesta segunda-feira (24) com exames gratuitos de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em parceria com a Secretaria da Mulher (SMDF), a unidade móvel estará de 24 e 29 de novembro, nas regiões de Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Plano Piloto. A expectativa é realizar mais de 500 exames gratuitos ao longo da semana. Os agendamentos devem ser feitos com antecedência pelo site. A ação também inclui atividades de acolhimento e conscientização voltadas às mulheres.
Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, com os atendimentos é possível garantir o rastreamento e encaminhamento dos casos suspeitos, assegurando que as pacientes recebam o acompanhamento necessário. “Oferecer mamografias gratuitas significa salvar vidas, garantir dignidade e assegurar que nenhuma mulher deixe de se cuidar por falta de acesso. Esse é o papel do GDF, estar presente onde o cuidado é urgente.”
As inscrições devem ser feitas neste link, por meio de formulário, ressaltando que o cadastro não garante a vaga. O exame é gratuito e as vagas são limitadas. Entre os critérios para seleção de beneficiárias estão: idade, data do último exame, indicação clínica e ordem de inscrição. As usuárias contempladas serão contatadas via WhatsApp pela equipe da Fundação Laço Rosa para confirmar o agendamento do exame. Os atendimentos ocorrem das 10h às 17h, na unidade itinerante.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, garantir exames e informação, fortalece a autonomia das mulheres e previne que muitas vidas sejam interrompidas por uma doença que pode ser tratada quando detectada cedo. “Cuidar da própria saúde é um ato de coragem e de amor. A saúde da mulher é prioridade e responsabilidade de toda a sociedade.”
• 24/11 (segunda-feira): Em frente ao Palácio do Buriti (De 10h às 17h);
• 25/11 (terça-feira): Entrada da Região Administrativa da Estrutural ao lado do posto de saúde (De 10h às 17h);
• 26 e 27/11 (quarta e quinta-feira): Casa da Mulher Brasileira, CNM O1, Ceilândia (De 10h às 17h);
• 28 e 29/11 (sexta e sábado): Sol Nascente – Estacionamento lateral do Fort Atacadista (De 10h às 17h).
O exame é o principal método de rastreamento do câncer de mama e, quando realizado regularmente, permite detectar a doença ainda nos estágios iniciais, aumentando em até 95% as chances de cura. A iniciativa integra o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em ampliar o acesso à saúde e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres.
• Mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do SUS, que não tenham feito mamografia nos últimos 12 meses;
• Mulheres abaixo de 40 anos, beneficiárias do SUS, apenas com pedido médico ou indicação clínica.
*Com informações da SMDF

Investimento de R$ 5,09 milhões amplia a capacidade assistencial e moderniza hospitais do Distrito Federal

Concurso preencherá 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal

Decisão do Ministério da Saúde beneficia crianças com atrofia muscular espinhal

Boletim da Secretaria de Saúde registra 11.108 casos prováveis em 2025, contra 278.019 em 2024, ano de alta circulação do vírus no país
