DESTAQUE

Carreta de Mamografia oferece 500 exames gratuitos

21 de novembro, 2025 | Por: Agência Brasília

Ação em parceria com a Secretaria da Mulher ocorre de 24 a 29 de novembro, visa conscientização e diagnóstico precoce e passará por Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Plano Piloto

A Carreta de Mamografia da Fundação Laço Rosa chega ao Distrito Federal nesta segunda-feira (24) com exames gratuitos de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em parceria com a Secretaria da Mulher (SMDF), a unidade móvel estará de 24 e 29 de novembro, nas regiões de Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Plano Piloto. A expectativa é realizar mais de 500 exames gratuitos ao longo da semana. Os agendamentos devem ser feitos com antecedência pelo siteA ação também inclui atividades de acolhimento e conscientização voltadas às mulheres.

Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, com os atendimentos é possível garantir o rastreamento e encaminhamento dos casos suspeitos, assegurando que as pacientes recebam o acompanhamento necessário. “Oferecer mamografias gratuitas significa salvar vidas, garantir dignidade e assegurar que nenhuma mulher deixe de se cuidar por falta de acesso. Esse é o papel do GDF, estar presente onde o cuidado é urgente.”

As inscrições devem ser feitas neste link, por meio de formulário, ressaltando que o cadastro não garante a vaga. O exame é gratuito e as vagas são limitadas. Entre os critérios para seleção de beneficiárias estão: idade, data do último exame, indicação clínica e ordem de inscrição. As usuárias contempladas serão contatadas via WhatsApp pela equipe da Fundação Laço Rosa para confirmar o agendamento do exame. Os atendimentos ocorrem das 10h às 17h, na unidade itinerante.

A unidade móvel estará de 24 e 29 de novembro, nas regiões de Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Plano Piloto | Foto: Arquivo/SMDF

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, garantir exames e informação, fortalece a autonomia das mulheres e previne que muitas vidas sejam interrompidas por uma doença que pode ser tratada quando detectada cedo. “Cuidar da própria saúde é um ato de coragem e de amor. A saúde da mulher é prioridade e responsabilidade de toda a sociedade.”

Veja os horários e locais de atendimento na Carreta de Mamografia:

• 24/11 (segunda-feira): Em frente ao Palácio do Buriti (De 10h às 17h);

• 25/11 (terça-feira): Entrada da Região Administrativa da Estrutural ao lado do posto de saúde (De 10h às 17h);

• 26 e 27/11 (quarta e quinta-feira): Casa da Mulher Brasileira, CNM O1, Ceilândia (De 10h às 17h);

• 28 e 29/11 (sexta e sábado): Sol Nascente – Estacionamento lateral do Fort Atacadista (De 10h às 17h).

O exame é o principal método de rastreamento do câncer de mama e, quando realizado regularmente, permite detectar a doença ainda nos estágios iniciais, aumentando em até 95% as chances de cura. A iniciativa integra o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em ampliar o acesso à saúde e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres.

Quem pode participar:

• Mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do SUS, que não tenham feito mamografia nos últimos 12 meses;

• Mulheres abaixo de 40 anos, beneficiárias do SUS, apenas com pedido médico ou indicação clínica.

*Com informações da SMDF

Artigos Relacionados