
Dados mostram que o número de câncer de pele saltou de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos
Regiões Sul e Sudeste concentram as taxas mais elevadas da doença

Unidade móvel vai percorrer seis regiões do DF entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro; agendamento deve ser feito pela internet, por meio de cadastro prévio no site da ação
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, uma carreta de saúde que vai disponibilizar gratuitamente 700 exames de mamografia em diferentes regiões administrativas. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Laço Rosa, instituição sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos de pacientes com câncer de mama.
Os atendimentos serão realizados por meio de unidades móveis, que vão circular por pontos estratégicos do Distrito Federal. Segundo a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a ação reforça o cuidado com a saúde feminina e amplia a prevenção. “Estamos levando essa ação para mais perto das mulheres, porque sabemos que o exame é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%. Essa prevenção é uma forma de autocuidado feminino”, afirma.
Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram avanço na realização de mamografias diagnósticas e de rastreamento no Distrito Federal na faixa etária-alvo, entre 50 e 69 anos. Em 2024, foram realizados 15.881 exames, número que subiu para 17.307 em 2025.
Para o médico mastologista Farid Buitrago, referência técnica em mastologia da SES-DF, o diagnóstico precoce tem impacto direto na redução da mortalidade pela doença. “A mamografia é o único exame que comprovadamente reduz a mortalidade por câncer de mama. Quando feita regularmente, a cada dois anos, pode diminuir as mortes entre 30% e 40%, pois permite identificar o tumor antes dos sintomas”, explica o doutor.
Podem participar da ação itinerante mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses. Mulheres com menos de 40 anos também poderão fazer o exame, desde que apresentem pedido médico ou indicação clínica.
Os agendamentos podem ser feitos previamente por meio de link disponibilizado pela Secretaria da Mulher. O preenchimento do cadastro não garante a vaga. Caso a mulher seja contemplada com o exame, a equipe entrará em contato por WhatsApp ou ligação telefônica para que seja possível escolher o melhor horário para o atendimento, de acordo com a disponibilidade diária.
Além dos exames, a iniciativa inclui atividades de acolhimento, orientação e conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O calendário de atendimentos começa nos dias 29 e 30 de janeiro, na Cidade Estrutural, no estacionamento lateral da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1. No dia 31 de janeiro, a carreta estará em Ceilândia, no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, com atendimento das 9h às 15h.
Em 1º de fevereiro, a ação segue para o Eixo Monumental, no estacionamento do Planetário. No dia 2 de fevereiro, o atendimento retorna a Ceilândia, novamente no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, das 9h às 17h.
Já no dia 3 de fevereiro, as unidades móveis estarão na Rodoviária do Plano Piloto, na plataforma superior. A ação será encerrada no dia 4 de fevereiro, no Congresso Nacional, na Alameda dos Estados.
Farid Buitrago reforça a importância da realização periódica do exame. “A mamografia é rápida, dura em média cinco minutos, não exige preparo específico e, após o exame, a mulher pode seguir normalmente sua rotina. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, mesmo sem sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, destaca o médico.
• 29 e 30 de janeiro: Cidade Estrutural – estacionamento lateral da UBS nº 1
• 31 de janeiro: Ceilândia – estacionamento da Casa da Mulher Brasileira
• 1º de fevereiro: Eixo Monumental – estacionamento do Planetário
• 2 de fevereiro: Ceilândia – estacionamento da Casa da Mulher Brasileira
• 3 de fevereiro: Rodoviária do Plano Piloto – plataforma superior
• 4 de fevereiro: Congresso Nacional – Alameda dos Estados

Regiões Sul e Sudeste concentram as taxas mais elevadas da doença

Investimentos diretos no país somam US$ 77,7 bilhões, diz BC

Benefício é pago de acordo com o número final do cartão de benefício

Modernização amplia atendimento prestado à população do Distrito Federal
