
Entra em vigor norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas
Elas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde

Participaram da reunião os deputados Dayse Amarílio, Pastor Daniel de Castro, Martins Machado e Max Maciel Foto: Rinaldo Morelli/CLDF Durante a reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa, realizada nesta quarta-feira (15), foram aprovados sete projetos de lei que prometem democratizar e facilitar processos e atendimentos voltados à população do DF. Entre eles, …
Continue reading “CAS aprova projetos em apoio à saúde, segurança e simplificação de processos”
Participaram da reunião os deputados Dayse Amarílio, Pastor Daniel de Castro, Martins Machado e Max Maciel

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
Durante a reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa, realizada nesta quarta-feira (15), foram aprovados sete projetos de lei que prometem democratizar e facilitar processos e atendimentos voltados à população do DF. Entre eles, está o PL 1.845/2020, de autoria do deputado Iolando (MDB), que instala a Política de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta aponta que os cuidados com a saúde bucal devem ser universais, logo, uma preocupação da saúde pública.
Para isso, o texto define que sejam montadas equipes, redes de apoio e ações voltadas para a saúde bucal em todas as regiões de saúde do DF, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde e centros cirúrgicos nos hospitais de referência da Secretaria de Saúde (SES). A proposição busca deixar a política de saúde bucal do Distrito Federal em harmonia com a política nacional, ampliando o atendimento e tornando-o mais próximo à população e mais eficiente.
Também foi aprovado o PL 2.670/2022, do ex-distrital Agaciel Maia, que prevê que idosos e pessoas portadoras de alguma patologia mental ou outras doenças passem, conforme determinação da SES, a utilizar pulseiras com QR Code. A proposta visa identificar e trazer mais segurança a essa parcela da sociedade no desempenho de suas atividades cotidianas.
Neste QR Code serão inseridas informações básicas do paciente como: nome completo, alergias, tipo sanguíneo, medicamentos utilizados e telefone do responsável. A Secretaria de Saúde poderá alterar o rol dessas informações conforme entender necessário para a realização de um eventual atendimento de urgência/emergência.
Menos burocracia
Também foram aprovadas propostas que visam diminuir burocracias para facilitar processos da administração pública e do dia a dia dos brasilienses. De autoria do deputado Martins Machado (Republicanos), o PL 2.318/2021 permite que empresas privadas realizem serviços de poda de árvores e arbustos mediante credenciamento e autorização junto à Novacap, o que pode agilizar o serviço e trazer mais segurança para áreas que durante muito tempo não receberam a poda por conta da burocracia.
Outro projeto aprovado na reunião pretende agilizar algumas etapas de processos administrativos. O PL 04/2023, de autoria do Poder Executivo, autoriza que advogados sejam responsáveis por declarar a autenticidade de cópias de documentos referentes a processos administrativos no âmbito da Administração Pública. Esses advogados, portanto, deverão ter procuração nos autos e guardar as cópias sob sua responsabilidade.
“Um projeto que vem para desburocratizar é sempre importante e principalmente para a classe mais vulnerável, que muitas vezes tem dificuldade de levar e de comprovar [documentos]. Uma das coisas que nós temos que brigar é por transparência, que é o que facilita e traz resolutividade à gestão pública”, defendeu a presidente da comissão, deputada Dayse Amarilio (PSB).
Também foram aprovados pela CAS os projetos 2.122/2021, do deputado Iolando, que propõe a criação de uma ferramenta de consulta de situação fiscal no site da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal; o 1.845/2020, também proposto pelo deputado Iolando, que garante ao profissional tradutor e intérprete de Libras o acesso gratuito aos meios de transporte público e em estabelecimentos abertos ao público, quando acompanhado de pessoa ou com deficiência auditiva; e 2.535/2022, que institui as Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas da rede pública do DF, que foi apresentado pelo distrital Robério Negreiros (PSD).
Vinícius Vicente (estagiário) – Agência CLDF

Elas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde

É preciso estar atento à troca de cartões e falsos ingressos

Vai de Graça garante ônibus e metrô gratuitos durante todo o Carnaval, com reforço na frota e operação especial para atender os foliões

Em 2025, Hospital de Base diagnosticou 89 casos agudos e acompanha 610 pacientes com a forma crônica da doença
