Brasília Agora


DESTAQUE

CAS deve visitar Unidades de Pronto-Atendimento em continuidade ao trabalho itinerante da comissão

12 de abril, 2023

Foto: Eurico Chaves (estagiário)/Agência CLDF Em reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na manhã desta quarta-feira (12), a presidente do colegiado, deputada Dayse Amarilio (PSB), anunciou […]

CAS deve visitar Unidades de Pronto-Atendimento em continuidade ao trabalho itinerante da comissão
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Foto: Eurico Chaves (estagiário)/Agência CLDF

Em reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na manhã desta quarta-feira (12), a presidente do colegiado, deputada Dayse Amarilio (PSB), anunciou uma reforma, em andamento, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Paranoá, como resultado de visita feita ao local pela comissão no dia 15 de fevereiro, quando foi averiguada a insalubridade no ambiente, com vidros quebrados, forro do teto caindo, banheiros em péssima condição de uso, entre outros problemas de infraestrutura, narrou.

Ao comemorar o início da reforma, Amarilio reforçou a intenção do colegiado de continuar as visitas itinerantes em equipamentos públicos do DF.

UPA

Nesse sentido, o vice-presidente da CAS, deputado Max Maciel (PSOL), sugeriu visitas da comissão nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) a fim de averiguar denúncias de mau atendimento, como o que ocorreu ontem (11) na UPA de Ceilândia, com pessoas aguardando atendimento por cerca de doze horas na fila.

“Doze horas peregrinando pelas UPAS com uma criança com febre” não é aceitável, opinou. Sem eximir o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) da responsabilidade, Max entende que a comissão “precisa ajudar a população do DF a resolver a problemática”.

Para o deputado Pastor Daniel Castro (PP), deveria haver um setor de Pediatria nas UPAs. Ele acrescentou que o colegiado deve ajudar o governo e a nova gestão do Iges-DF, sob a presidência do médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, sabatinado e aprovado pela CLDF nesta semana. Ele entende que os parlamentares devem contribuir por meio da fiscalização, mas também pelo aporte de recursos.

Ao propor ação conjunta entre a CAS e a Comissão de Educação e Saúde (CESC), Dayse Amarilio anunciou que irá apresentar um cronograma de visitas de uma “força-tarefa das duas comissões” nas UPAs.

Por sua vez, o deputado Martins Machado (Republicanos) considerou que a CAS tem muitas vertentes sociais, ao relatar sua visita, em nome da comissão, ao Centro Olímpico do Gama.
A reunião de hoje foi transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Franci Moraes – Agência CLDF