BRASÍLIA

Castração gratuita de cães e gatos tem mais de 1 mil vagas abertas no DF

30 de julho, 2025 | Por: Agência Brasília

Agendamentos devem ser feitos on-line nos dias 30 e 31 de julho; clínicas no Gama, em Samambaia e no Paranoá farão os procedimentos ao longo de agosto

A Secretaria de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan-DF) vai disponibilizar 1.080 vagas para castração gratuita de cães e gatos nos dias 30 e 31 de julho, com agendamento exclusivo pelo site agenda.df.gov.br. As marcações devem ser feitas em horários específicos para cada grupo de animais.

Os tutores de animais devem se cadastrar no site em horários específicos para o animal deles | Foto: Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente

Na quarta-feira (30), o sistema estará disponível às 9h para gatos e às 14h para gatas. Na quinta-feira (31), o agendamento será liberado às 9h para cães e às 14h para cadelas. A recomendação é acessar o site com antecedência e preencher os dados com atenção, já que as vagas costumam se esgotar rapidamente.

As cirurgias serão realizadas ao longo de agosto em três clínicas veterinárias credenciadas: Coração Peludinho, no Gama, com 864 vagas; Dr. Juzo, em Samambaia, com 126; e Pet Adote, no Paranoá, com 90.

A secretária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira, destacou a importância da iniciativa para o controle populacional de animais domésticos e a saúde pública: “Trata-se de um compromisso com a saúde pública e com o bem‑estar dos animais. Organizamos o sistema de agendamento on-line para ser o mais acessível possível, tendo em vista a alta procura pelo serviço. A participação da comunidade é crucial. Ao castrar seus pets, os moradores contribuem para a redução do número de animais abandonados e para uma cidade mais saudável.” 

“Com a castração a gente evita que animais sejam abandonados ou tenham ninhadas indesejadas que gerem uma quantidade absurda de animais abandonados nas ruas do DF”Edilene Cerqueira, secretária de Proteção Animal

Edilene também ressaltou o impacto da castração no combate ao abandono. “É um ato de amor. Com a castração a gente evita que animais sejam abandonados ou tenham ninhadas indesejadas que gerem uma quantidade absurda de animais abandonados nas ruas do DF”, comentou.

Para participar, o tutor deve residir no Distrito Federal e apresentar, no dia da cirurgia, documento de identidade com foto, comprovante de residência e o comprovante de agendamento. A ação é parte das políticas públicas de bem-estar animal da capital.

Serviço

Site para agendamento: agenda.df.gov.br

Datas e horários para agendamento

Gatos: 30/7, às 9h

Gatas: 30/7, às 14h

Cães: 31/0, às 9h

Cadelas: 31/7, às 14h

Total de vagas: 1.080

*Com informações da Sepan-DF

Artigos Relacionados