
Termina dia 31 de julho inscrição para estágio de nível superior em Valparaíso
Inscrições encerram no dia 31 de julho; estudantes de ensino superior podem atuar com carga horária de 30 horas semanais
Conhecido ponto turístico, Caverna Terra Ronca I, localizada no Parque Estadual de Terra Ronca, será incorporada oficialmente ao patrimônio estadual
Fotos: Semad-GO
A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) garantiu a desapropriação da Fazenda Terra Ronca, onde está localizada a caverna que dá nome ao Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul. Após ação do órgão, o juiz Gabriel Carneiro Santos Rodrigues, da Comarca de São Domingos (GO), decidiu que a Caverna Terra Ronca I, conhecido ponto turístico do parque, será incorporada oficialmente ao patrimônio estadual.
Por meio da atuação da Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente (PPMA), unidade da PGE, foi expedida ordem judicial para o registro do contrato extrajudicial de desapropriação amigável firmado entre o Estado de Goiás e o espólio do antigo proprietário do imóvel.
A sentença também autorizou a retificação do nome do proprietário no registro do imóvel, permitindo a conclusão do processo de desapropriação e o pagamento da indenização aos herdeiros, o que será efetivado após a qualificação registral.
A PGE demonstrou que a divergência nos registros se devia a práticas históricas e culturais da região, onde era comum o uso de diferentes nomes e apelidos nos atos registrais, “em razão do analfabetismo, da pobreza e da dificuldade das pessoas em regularizar sua documentação civil”, conforme apontou a procuradora do Estado responsável pelo processo, Cláudia Marçal.
Ela ressalta o caráter social e ambiental da decisão e destaca a atuação moderna da PGE no caso.
“Aplicamos as recentes alterações na legislação, que passaram a permitir a celebração de contratos administrativos com a mesma força de escritura pública, tornando o procedimento de desapropriação mais ágil”, explica.
Criado em 1989, o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR) abrange áreas dos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, no Nordeste goiano. A unidade de conservação se destaca pela exuberante biodiversidade, pelos recursos hídricos e pela variedade de paisagens naturais.
O PETeR abriga um dos mais importantes complexos espeleológicos da América do Sul, com cavernas de dimensões monumentais que impressionam visitantes e pesquisadores pela grandiosidade e beleza.
Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) – Governo de Goiás
Inscrições encerram no dia 31 de julho; estudantes de ensino superior podem atuar com carga horária de 30 horas semanais
De 20 e 22 de março de 2026
Farmácia do Hemocentro disponibiliza uma série de medicamentos para pacientes com doenças hematológicas raras
É fundamental que o contribuinte fique atento aos prazos