Brasília Agora


CULTURA

CCBB: exposição A.R.L. Vida e Obra

2 de abril, 2024 / Por: Divulgação/CCBB

Banco do Brasil e BB Asset, líder em fundos de investimento no país, apresentam e patrocinam A.R.L. Vida e Obra, exposição do artista potiguar Antônio Roseno de Lima

CCBB: exposição A.R.L. Vida e Obra
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A mostra traz a jornada do artista plástico e fotógrafo potiguar Antônio Roseno de Lima (1926-1998) a partir de seu encontro com Geraldo Porto, amigo e padrinho artístico, apresentando, entre pinturas de frente e verso e fotografias, o olhar puro e comovente de A.R.L., nome pelo qual o artista é conhecido internacionalmente.

A.R.L., como assinava em suas obras, deixou sua cidade natal Alexandria (RN), em 1926, fugindo da seca. Morou na favela Três Marias, em Campinas (SP) até a sua morte, em junho de 1998. Colorindo seu barraco com obras comoventes, que partiam de materiais precários, em sua maioria encontrados no lixo, o artista expressava alguns de seus sonhos em suas pinturas: a casa bonita, colorida, com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar.
Apesar da extrema pobreza e falta de reconhecimento, Roseno encontrava espaço para se expressar e sonhar de forma livre, autêntica, criativa e surpreendente. Sua identidade artística é forte, baseada em cores vivas e chapadas. A curadoria da exposição é de Geraldo Porto, artista plástico e professor doutor do Instituto de Artes da UNICAMP.

A.R.L. – Vida e Obra

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília |
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Período
 | 02 de abril a 22 de maio de 2024 | Local: Galeria 1
Classificação indicativa: Livre | Ingressos em www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB