CULTURA

CCBB recebe a 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

1 de fevereiro, 2025

Com entrada franca, programação vai de 28 de março a 16 de abril com 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, com uma seleção de 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres, retratando a diversidade do cinema árabe contemporâneo. A programação …

Com entrada franca, programação vai de 28 de março a 16 de abril com 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, com uma seleção de 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres, retratando a diversidade do cinema árabe contemporâneo.

A programação ocorrerá de 28 de março a 16 de abril, com entrada franca, apresentando 34 filmes, sendo 13 longas e 21 curtas em um passeio pelo Egito, Líbano, Palestina, Sudão, Iêmen, Síria, Argélia e Marrocos.

A mostra traz à tona questões políticas, críticas sociais, vivências LGBTQIAP+, utopias, memória, tempo, família e masculinidades permeiam as produções de realizadoras árabes contemporâneas em uma programação que inclui ainda sessões comentadas, mesas redondas e masterclass.

A curadoria desta terceira edição é das brasileiras Analu Bambirra, Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman. “Em sua 3ª edição, a mostra reafirma seu interesse em apresentar um recorte da produção cinematográfica árabe.

Nesta edição, além de percebermos a interseção entre o cinema e as artes visuais (através de diretoras como Meriem Bennani, Basma Alsharif, Larissa Sansour e Jumana Mana), reforçamos o quão diverso e rico é o cinema árabe, indo de narrativas tradicionais até novas formas e experimentos cinematográficos. Os filmes que apresentamos representam imagens ‘frescas’, imagens às quais acreditamos que brasileiros deveriam ter mais acesso”, na opinião da tríade de curadoras.

A programação se enriquece com sessões comentadas e mesas-redondas nessa primeira incursão em Brasília, capital que reúne embaixadas e estados de todo o Brasil neste encontro de povos e linguagens artísticas sob a ótica feminina.

“Nesta edição, além de percebermos a interseção entre o cinema e as artes visuais através de diretoras como Meriem Bennani, Basma Alsharif, Larissa Sansour e Jumana Mana, reforçamos o quão diverso e rico é o cinema árabe que cai de narrativas tradicionais até novas formas e experimentos cinematográficos. Os filmes que apresentamos representam imagens ‘frescas’, nas quais acreditamos que os brasileiros deveriam ter mais acesso.” Conta a tríade de curadoras.

Nezouh

Elas convidaram a diretora síria Soudade Kaadan, que comenta o filme “Nezouh” no dia 9 de abril (domingo), às 18h. A ação contará com legenda descritiva e tradução consecutiva em inglês e português. É um drama que conta a história de Zeina, de 14 anos, e sua família, que são os últimos a permanecer em sua cidade natal sitiada, Damasco, na Síria. O longa venceu os Prêmios do Público/Armani Beauty e Lanterna Mágica, no Festival de Veneza 2022, e mais o Prêmio Direitos Humanos da Anistia Internacional, no Med Film Festival 2022, em Roma. Kaadan também vai ministrar a Masterclass “A representação do trauma através da ficção” no dia 11 de abril (terça), às 18h.

Artigos Relacionados