
INSS realiza mutirão de perícias médicas neste fim de semana para reduzir fila de espera
Ação será realizada nos dias 28 e 29 em todo o país
A convocação terá impacto na realização de cirurgias, no desbloqueio de leitos e no atendimento nas UBSs O efetivo da rede pública de saúde do Distrito Federal vai ganhar reforço. A governadora em exercício Celina Leão assinou, na manhã desta segunda-feira (6), a nomeação de 1.236 novos servidores da Secretaria de Saúde (SES) em solenidade […]
A convocação terá impacto na realização de cirurgias, no desbloqueio de leitos e no atendimento nas UBSs
O efetivo da rede pública de saúde do Distrito Federal vai ganhar reforço. A governadora em exercício Celina Leão assinou, na manhã desta segunda-feira (6), a nomeação de 1.236 novos servidores da Secretaria de Saúde (SES) em solenidade no auditório do Museu Nacional da República.
“É algo muito importante e que já estava no calendário da Saúde. Dar posse a esses servidores hoje é terminar de lotá-los nas áreas onde tanto precisam”, afirmou Celina Leão. “Temos reclamações diárias da falta de servidores e vamos trabalhar nisso. Cada vez mais dando posse a novos servidores e cuidando da saúde pública. Porque nós sabemos que as vidas não esperam. Melhorar a saúde pública é a nossa meta”, completou.
A convocação envolve 437 médicos de 23 áreas, 220 enfermeiros, 125 odontólogos e 454 especialistas em saúde. Os futuros empossados foram aprovados em concursos de 2018 e 2022.
As nomeações terão impacto direto no atendimento da população do DF no sistema de saúde pública. “Primeiramente, vamos recompor as escalas onde está havendo descontinuidade, por exemplo, a cirurgia geral e a anestesiologista”, explicou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Segundo ela, as equipes da estratégia da família também vão ser reforçadas.
No caso da saúde da família e comunidade, são 71 médicos especialistas que vão compor as equipes nas unidades básicas de saúde (UBS). Além disso, a atenção primária terá o reforço dos enfermeiros de família e comunidade, que atualmente estão na atenção secundária e hospitalar. Eles serão reconduzidos às UBSs com a nomeação dos enfermeiros generalistas, que passarão a ocupar os cargos.
Os centros cirúrgicos serão fortalecidos com 124 médicos anestesiologistas. O reforço ocorre após o anúncio do governo de R$ 22 milhões em emendas parlamentares para aumentar o número de cirurgias e reduzir a fila na rede pública, e a ação do Ministério da Saúde com a criação do plano regional para realizar cirurgias eletivas na ortopedia, oftalmologia, urologia e proctologia.
“Esses profissionais, principalmente os anestesiologistas, esperamos que venham compor a equipe para que possamos estar realizando um número maior de cirurgias eletivas”, disse Lucilene.
A chegada dos novos profissionais ainda permitirá o desbloqueio de leitos e ampliação de serviços. Os hospitais de Sobradinho, da Asa Norte e de Taguatinga aumentarão a capacidade de hemodiálise. Leitos de UTI e UTI neonatal serão recompostos.
A secretária de Saúde também reforçou a chegada de técnicos em comunicação que vão fazer o elo entre a Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Saúde. “Precisamos encurtar e alinhar as comunicações. Não há entregas e captação de necessidade se não estamos comunicando bem”. Além disso, tomarão posse administradores, economistas e contadores para “fortalecer o nosso faturamento para aumentar a captação de recursos”.

Ação será realizada nos dias 28 e 29 em todo o país

Novos equipamentos e modernização da estrutura ampliam atendimento e fortalecem assistência a quem necessita de hemodiálise

Pesquisa ouviu quase 120 mil estudantes de escolas públicas e privadas

Mais de um milhão de pessoas precisam se vacinar no DF. Confira os grupos prioritários
