Paranoá recebe o projeto Arte na Praça com música, gastronomia e artesanato
20 de janeiro, 2025Evento vai de quinta (23) a domingo (26), contando com apoio do GDF
25ª edição do maior festival de artes cênicas da região central do Brasil traz espetáculos da Argentina, Espanha, Canadá e Brasil
Espetáculos internacionais inéditos no País, estreias nacionais e encenações premiadas compõem a programação do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, que chega à 25ª edição em 2024. De 5 a 17 de novembro, o teatro, a dança e a música irão ocupar os palcos (e as ruas) da capital brasileira, com todo o vigor deste que é um dos cinco maiores festivais de artes cênicas do Brasil. Logo na abertura, “Deserto”, primeira adaptação brasileira da obra e das memórias do escritor chileno Roberto Bolaño, com dramaturgia e direção de Luiz Felipe Reis e atuação de Renato Livera, que poderá ser visto no Teatro dos Bancários, nos dias 5 e 6, às 20h.
Ao longo de 13 dias, nos teatros do Espaço Cultural Renato Russo, Teatro dos Bancários, Centro Cultural da ADUnB, Cine Brasília, espaços urbanos e nos palcos das unidades do Sesc na 504 Sul, em Taguatinga e em Ceilândia, o público poderá assistir a espetáculos, shows, filmes, num total de 20 atrações. E especialmente para os artistas, as atividades formativas incluem oficinas, residência e os Encontros do Cena. Um grande painel da produção artística contemporânea, acompanhado de momentos de aprofundamento e reflexão.
O Cena Contemporânea tem direção geral de Guilherme Reis e o patrocínio oficial da Petrobras e do Ministério da Cultura, através do Programa Petrobras Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Na Praça Central do Varjão será possível assistir a “Umbigo do Infinito”, do Coletivo Truvação. Escrita e dirigida por Yuri Fidelis, a peça apresenta a história de uma mulher que busca encontrar a cura para suas dores em um mundo em que não há humanos, apenas criaturas.
Show que celebra a trajetória do artista e que deu origem a seu álbum mais recente, “Paulo Miklos ao Vivo” está na programação do 25ª Cena Contemporânea. Nele, o músico interpreta canções de sua carreira solo e sucessos dos Titãs em novos arranjos. Miklos fará uma única apresentação, no Centro Cultural da ADUnB, na segunda-feira, dia 11 de novembro, às 20h30.
Na segunda semana de festival, o Cine Brasília vai receber a exibição de dois longas-metragens em que o teatro dialoga com a linguagem cinematográfica, assinados por diretoras com origem nos palcos. Será possível assistir, em primeira mão no Brasil, ao filme “Reas”, um documentário musical extraordinário dirigido pela dramaturga e encenadora argentina Lola Arias e ambientado em uma prisão feminina na Argentina. E ainda “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, adaptação da diretora brasileira Bia Lessa para o clássico “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.
Além dos espetáculos, o Cena Contemporânea programou uma série de eventos de formação, como a oficina “O corpo do autor”, a ser ministrada pelo artista argentino Martín Cárdenas Flores; a oficina Escuta em Movimento, com a coreógrafa e performer canadense Heidi Strauss; e a oficina Tempo Rei, que será ministrada pelo ator e diretor Aury Porto, para pessoas de 12 a 90 anos de idade. Também haverá uma residência com a atriz e diretora Giovana Soar, que vai dirigir a leitura dramática da obra “No Canal à Esquerda”, do autor Alex Van Warmerdam, como parte do lançamento da coleção Dramaturgia Holandesa, da editora Cobogó em parceria com o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil. E nas tardes dos dias 6, 9, 11 e 16 de novembro, haverá os Encontros do Cena, um espaço para debater e aprofundar temas como ancestralidade, identidade, etarismo, sempre sob a luz da criação cênica.
Cena Contemporânea 2024 – Festival Internacional de Teatro de Brasília.
Data: 5 a 17 de novembro de 2024. Locais: Espaço Cultural Renato Russo, Teatro dos Bancários, Centro Cultural da ADUnB, Cine Brasília, Teatro Sesc Ary Barroso 504 Sul, Teatro Sesc Paulo Autran de Taguatinga, Teatro Sesc Newton Rossi de Ceilândia, Praça Central do Varjão. Programação e horários: www.cenacontemporanea.com.br. Ingressos para espetáculos em Brasília: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Entrada: franca nas sessões em Taguatinga e Ceilândia.
Evento vai de quinta (23) a domingo (26), contando com apoio do GDF
Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (20)
Centro Cultural Banco do Brasil
Cursos gratuitos de Teatro e Arte-Educação do Basileu estão com inscrições abertas. Vagas são para crianças, adolescentes e adultos