
Flamengo x Pyramids: retrospecto, arbitragem e mais informações sobre o confronto
Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Times de São Paulo dominam o topo da lista, e nordestinos que disputam a Série A também aparecem entre os principais formadores de atletas

Um dos parâmetros mais importantes para medir a qualidade de um time de futebol é a qualidade do trabalho das categorias de base. Mais do que buscar títulos e revelar promessas (que muitas vezes são vendidas para o exterior antes mesmo de completar a maioridade), as bases ajudam a reforçar a identidade coletiva da equipe e elevam o clube a um patamar de formador de grandes jogadores. O Censo do Brasileirão do Globo aponta que, na edição de 2025, quem teve mais destaque foi o Corinthians.
No total, 230 clubes de diferentes nacionalidades formaram os 726 jogadores que disputam o Brasileirão deste ano. Duzentos e cinco deles têm entre um e cinco jogadores que passaram por suas categorias de base, somando 307 atletas — 42,3% do total. Os 419 restantes estão espalhados entre outras 25 equipes, e a lista é liderada pelo Corinthians, que formou 35 dos jogadores que disputam o campeonato deste ano.
O número, que representa cerca de 4,7% dos atletas do campeonato, se divide em três categorias. 16 jogadores só vestiram o uniforme do Corinthians na carreira, dois foram para outros clubes e retornaram mais tarde à equipe paulista, e os 16 restantes estão espalhados em outros times da Série A.
O número, que representa cerca de 4,7% dos atletas do campeonato, divide-se em três categorias. Dezesseis jogadores só vestiram o uniforme do Corinthians na carreira, dois foram para outros clubes e retornaram mais tarde à equipe paulista, e os 16 restantes estão espalhados por outros times da Série A.
Neste ano, dos 726 jogadores do torneio, 173 são crias da base de suas equipes, representando 23,8% do total. Destes, 140 (81,9%) estão no elenco desde as categorias de base, enquanto 33 (17,1%) passaram por outros clubes até voltarem à equipe que os revelou. Este é o caso de Dudu, que faz parte da lista dos 28 jogadores formados pelo Cruzeiro — a equipe de Minas Gerais com mais representantes no torneio, à frente de Atlético-MG (20) e América-MG (7).
Grêmio e Palmeiras aparecem empatados na segunda colocação, com 31 jogadores, e em seguida vem o São Paulo (29). No Rio, o Flamengo lidera as estatísticas, com 24 representantes. Os outros três cariocas na Série A, Fluminense, Vasco e Botafogo, aparecem em sequência, da 11ª à 13ª colocação, com 19, 18 e 15 jogadores formados em suas categorias de base.
Os cinco times do Nordeste que disputam a Série A este ano também aparecem no ranking dos principais formadores de atletas. Bahia e Sport lideram a lista, com 12 jogadores formados em seus CTs, seguidos por Vitória (9), Ceará (8) e Fortaleza (7).
Veja os clubes que mais formaram jogadores do Brasileirão de 2025
O levantamento leva em consideração todos os 726 atletas inscritos no Brasileirão, conforme lista disponibilizada pela CBF. Para a complementação de dados, foram utilizadas plataformas de estatísticas de futebol. Na matéria anterior, o total de 706 jogadores correspondia à lista mais atualizada da CBF até a conclusão do texto, mas foram adicionados mais nomes desde o sábado (29).

Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Programa de Apoio ao Futebol do Distrito Federal (PAFDF) abre espaço para apoio financeiro de clubes masculinos, femininos e categorias de base em competições nacionais; valores podem chegar a R$ 8 milhões por equipe

Treinador está no cargo desde outubro de 2020, com 10 títulos conquistados

Rubro-Negro faz 2 a 1 e se classifica para enfrentar o Pyramids, do Egito, na semifinal da Copa Intercontinental
